Este ano o São Pedro em Macedo de Cavaleiros é assinalado com missa “drive-in”

Este ano o São Pedro em Macedo de Cavaleiros é assinalado com missa “drive-in”

Este ano o São Pedro não é comemorado com a habitual festa e feira em Macedo de Cavaleiros, mas não é por isso que o feriado municipal da cidade é esquecido.

A parte religiosa da festa mantém-se mas, devido à pandemia, vai fazer-se aquilo a que se chama de missa “drive-in”, no quartel dos bombeiros voluntários, como explica Roberto Felipe, pároco da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia:

Por volta das 11h vamos iniciar a missa, este ano é presidida pelo Dom José, porém não vamos precisar de sair dos nosso carros para participar na eucaristia, porque vai ser transmitida pela Rádio Onda Livre. É a chamada missa drive. Isso vai possibilitar uma maior presença de pessoas dentro dos seus automóveis. Teremos um ambiente onde as pessoas que não têm carro se poderão sentar, mas preferencialmente convidamos a que vão nos veículos próprios. Como é no quartel, há muito espaço para estacionar.”

Depois da missa, os santos padroeiros das aldeias do concelho, num total de cerca de 60 andores, vão percorrer as ruas da cidade:

Depois da missa, vamos iniciar uma carreata pelas ruas de Macedo. Vamos fazê-la com o santo padroeiro de Macedo e das restantes comunidades. Terminamos com a benção das viaturas, que além dos carros podem ser as bicicletas, motas, enfim, todos os meios de transporte, no adro da igreja de Santa Maria.”

O padre Roberto Felipe descreve o trajeto que vai ser percorrido:

“Como é uma carreta e não temos de carregar os andores aos ombros, estendemo-la num espaço maior da cidade. Saímos do quartel, passamos pela Via Sul, depois subimos à rua do Hospital e vamos em direção à Estação, depois dobraremos à esquerda e subimos até ao Mercado Municipal. Daí, vamos subir até ao cemitério até à rotunda do Lidl e seguimos pelo Bairro de São Francisco até à rotunda da GNR. Descemos pelo centro, passando pela frente do Piaget e depois na rua dos Merouços viramos à esquerda e descemos até ao espaço da Feira de São Pedro. Aí, viramos até à igreja de Santa Maria, onde faremos a benção das viaturas.” 

A Unidade Pastoral da Divina Misericórdia apela a que todos cumpram as medidas de segurança recomendadas pela DGS.

A Eucaristia tem hora marcada para segunda-feira, dia 29, às 11h, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados

Comentar