Escola Profissional Jean Piaget de Macedo está pronta para arrancar amanhã o ano letivo em segurança

Escola Profissional Jean Piaget de Macedo está pronta para arrancar amanhã o ano letivo em segurança

Os cerca de cem alunos da escola profissional Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros começam amanhã o ano letivo e está preparado o Plano de Contingência Covid-19 que determina as regras a cumprir perante a atual situação de pandemia.

Uso de máscara, desinfeção constante e distanciamento social são normas obrigatórias. As turmas vão ser divididas e foram criados corredores para as entradas e saídas, devidamente sinalizados, de forma a evitar cruzamentos. As aulas práticas terão de acontecer com uso de luvas.

O diretor da escola, Armando Queijo, diz que não houve constrangimentos para implementação destas medidas:

“Somos uma escola criada há pouco tempo, temos cerca de 100 alunos, o que numa situação como esta nos facilita bastante porque, dispondo de espaço nas instalações e salas amplas, podemos dividir as nossas turmas em 50%, e nunca teremos, a não ser em algumas excepções mas em espaços amplos, mais que 15 alunos por sala de aula. Podemos fazer isso em todas as partes da escola.

Existem vários dispensadores estrategicamente colocados nas entradas e saídas das instalações.”

Para já, o diretor considera que o número de assistentes operacionais é suficiente para assegurar as novas regras, no entanto, admite que se houver necessidade, serão contratados mais.

Armando Queijo acredita que estão reunidas condições para um ano letivo em segurança:

“Promovemos, a meu pedido, uma reunião com o Delegado de Saúde da ULSN, que veio acompanhado por mais duas técnicas superiores, em que visitamos as instalações e mostramos o nosso plano de contingência, no sentido de dar a maior segurança e tranquilidade aos alunos no regresso à escola, bem como aos encarregados de educação, professores, funcionário e, inclusivamente, a pessoas do exterior que se possam deslocar à escola.”

A escola conseguiu preencher as 30 vagas que lhes foram atribuídas para este ano letivo, que não foram suficientes para a procura de alunos, oriundos até dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa):

“Mais concretamente de São Tomé e Príncipe e da Guiné.

Não estamos a poder aceitá-los porque atingimos o número máximo de alunos para este ano letivo, mas estamos a estudar, com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a realização de um protocolo com vista a implementar no próximo ano, para que possamos alargar o acolhimento a mais alunos, essencialmente que venha da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). 

Penso que, brevemente, nós e a autarquia, poderemos dar mais novidades sobre esta matéria.”

O ano letivo 2020/2021 na Escola Profissional Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros terá dois cursos a funcionar, o de Técnico de Massagem de Estética e Bem-estar e o de Mecatrónica Automóvel.

Esta quarta-feira vão ser dadas as boas-vindas aos alunos através de uma reunião online.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar