Estatuto Editorial

1. A Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, CRL reger-se-á sempre pelo direito dos cidadãos a informar e ser informados e procurarem, em liberdade e no pluralismo, o esclarecimento de que necessitam para o exercício das suas opções, agindo sempre com rigor, isenção e objectividade, garantindo a independência política, religiosa e económica.

2. A Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, CRL promoverá o pluralismo na informação que edita e que emite, não renunciando ao seu direito de informar e criticar, tendo apenas como limites os que decorrem da ética profissional e deontologia dos meios da comunicação social.

3. A Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, CRL tratará, em pé de igualdade, formações políticas, sindicais, religiosas, forças económicas e todo o tipo de associações independentemente da sua natureza.

4. A Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, CRL distinguirá claramente entre as notícias – que devem ser tanto quanto possível objectivas, circunscrevendo-se à narração, relacionação e análise dos factos – e as opiniões cujos autores deverão ser claramente identificados e cuja divulgação deverá seguir um critério de pluralismo.

5. A Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, CRL é responsável pelo critério de selecção do material informativo e do destaque a conceder-lhe, não sendo nunca o das convicções político-religiosas que o decide, mas sim o da importância jornalística desse material.

6. A Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, CRL estará sobretudo atenta e disponível para a divulgação dos acontecimentos e iniciativas de âmbito local e regional com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da região e para a afirmação da sua identidade sócio-cultural, pautando a sua actividade pela defesa dos interesses da comunidade, estando particularmente atenta às carências das populações, à sua defesa, bem como à defesa do meio ambiente.

7. A Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, CRL evitará recorrer ao escândalo e ao sensacionalismo, capazes de aumentarem a audiência mas, que poriam em risco a qualidade que se pretende manter.

8. A Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, CRL proporcionará o recreio e o entretenimento, mas deve contribuir para a educação da sensibilidade e do gosto artístico e para a defesa da língua portuguesa e da segunda língua oficial, o Mirandês, assim como prestará a devida atenção aos aspectos culturais e desportivos do concelho e do distrito em que se insere, apoiando-os sempre que necessário, divulgando-os e promovendo-os.

 

css.php