Mogadouro recebe investimentos na ordem dos 10M€

Mogadouro recebe investimentos na ordem dos 10M€

Por: Miguel Midões

A unidade de transformação de subprodutos da laboração dos lagares de azeite, que vai surgir em Mogadouro, no segundo trimestre deste ano, é estruturante para a região.

A autarquia considera que esta unidade será uma mais-valia para o Nordeste Transmontano, que além dos postos de trabalho que vai criar, vai permitir melhorar o ambiente.  Trata-se de um investimento de 6 milhões de euros, comparticipado em 75% pelo QREN.

O investimento está a ser concretizado no concelho de Mogadouro, mas servirá toda a região transmontana.A construção está praticamente concluída e aguarda-se a instalação da maquinaria.Trata-se um projecto âncora do Inovarural, que será comparticipado a 75%, mas o vereador da autarquia, António Pimentel, considera que deveria, inclusive, receber uma comparticipação total.

“É um investimento estruturante para a região uma vez que resulta da laboração dos lagares de azeite um certo número de subprodutos que neste momento neste momento estão a contribuir para a contaminação das águas subterrâneas”, afirma.

“Este é um daqueles investimentos que deveria ser financiado a 100% porque vem resolver um problema ambiental”, salienta.

Com esta unidade surgirá ainda uma outra, destinada à produção de energia eléctrica a partir de biomassa, para autoconsumo e venda. Um investimento de 4,5 milhões de euros.No total vão dar emprego a 16 pessoas.

“Segundo as perspectivas do empresário serão necessários cerca de 16 funcionários, o que é muito importante num concelho como o nosso, pois o desemprego é o principal factor que está a bloquear o desenvolvimento da região”, afirma o vereador da Câmara de Mogadouro.

Mogadouro foi o local escolhido para a instalação desta unidade de transformação de subprodutos e de produção de energia eléctrica. António Pimentel considera que as novas vias rodoviárias pesaram na decisão do empresário.

“O empresário viu que estava em franco desenvolvimento o eixo do IC5 o que o colocava a duas horas do porto de Leixões e esse foi um dos vectores que contribuiu para ele tomasse a decisão de investir aqui”, realça.

A unidade de transformação de subprodutos de lagares de azeite vai produzir cerca de 50 toneladas de produto granulado combustível destinado à produção de calor. Produto que será sobretudo para exportação

Relacionados