Aumenta número de idosos mal tratados

Estão a aumentar os casos de idosos maltratados por quem devia cuidar deles. O alerta é deixado pelo Núcleo de Apoio à Vítima do Distrito de Bragança. De acordo com Teresa Fernandes, a coordenadora do núcleo, os casos sinalizados têm estado a aumentar.

 “Há duas situações típicas. Ou são elementos da família ou vizinhos e amigos, que se intitulam prestadores de cuidados. E temos percebido que há a intenção de usurpar os recursos do idoso”, frisa, adiantando que “os casos estão a aumentar”.

Para Teresa Fernandes, há uma explicação para este aumento de casos.“Estão a aumentar por esta conjuntura de crise e porque as pessoas vêem no idoso uma fonte de rendimentos.”

No ano passado tinha havido já um aumento de 15 por cento de casos de idosos maltratados e este ano a tendência mantém-se.

 Em 2011 houve 15 casos sinalizados. Este ano já são seis, só nos primeiros 45 dias do ano.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Vítima acredita que a tendência de aumento se mantenha, sobretudo no sul do distrito de Bragança. 

“No ano passado tivemos um aumento significativo de idosos vítimas de violência doméstica e este ano tivemos um aumento muito grande e vai continuar a aumentar. Bragança e Mirandela são os concelhos com mais casos, mas há outros concelhos problemáticos como Moncorvo, Freixo e Carrazeda, pela pobreza e precariedade de emprego, e Mogadouro, que tem muitos casos.”

 Só esta semana já houve mais dois casos sinalizados de idosos vítimas de maus-tratos por prestadores de cuidados.

 Escrito por Brigantia (CIR)