Escrito por Luís Oliveira_Rádio Onda Livre
No Palavras Alternativas da semana passada o meu convidado especial foi alguém ligado ao mundo da representação e do teatro amador.
Pertencendo à Associação Juvenil dos Artistas Macedenses, o diretor artístico Acácio Pradinhos esteve em destaque com as suas conversas.
Quando nasceu este gosto do teatro?
Acácio Pradinhos – Tudo começou em Bragança, quando estudava na escola secundaria, e também tenho uma feliz coincidência em nascer no dia mundial do teatro, na universidade tirei uma especialização em teatro.
Atualmente trabalha na AJAM qual é o objetivo desta associação?
Acácio Pradinhos – A AJAM nasceu em 2004 e tudo começou com um curso de teatro para a população em geral, foi um curso com bastante adesão, era constituído principalmente por jovens e com o apoio da Câmara Municipal e com o IPJ (Instituto Português da Juventude) criamos esta associação. As principais atividades da AJAM é o teatro, a dança, projetos tradicionais e o Moda Macedo.
Para Além de trabalhar na AJAM está inserido em outros projetos e em outras localidades?
Acácio Pradinhos – Eu fiz do teatro o meu projeto de vida, tudo o que faço tem a ver com o teatro, tive uma empresa em relação ao teatro, agora sou professor de expressões e estou ligado à Escola Secundária Emílio Garcia em Bragança no teatro académico.
Qual é o concelho que deixa a todos os jovens para aprenderem a gostar do teatro?
Acácio Pradinhos – Eu uso uma frase de Charlie Chaplin, a “vida é um palco onde todos somos atores”, por isso sorri chora antes das cortinas fecharem sem palmas, a vida é um enorme palco e estamos submetidos a problemas onde os podemos resolver com o teatro, no palco somos tudo o que quisermos ganhamos experiencias de vida onde depois podemos optar na vida real, por isso eu aconselho experimentar o teatro a todos os jovens.