Luís Durão no Palavras Alternativas

 

No Palavras Alternativas deste fim-de-semana o meu convidado especial foi Luís Durão, presidente e treinador da Associação Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros.

 

Como surgiu este gosto por desportos de combate?

 

Luís Durão – Quando era jovem comecei a treinar kung-fu para experimentar e gostei e mais tarde transitei para o kickboxing e foi ai que formei a minha escola e evolui com este desporto.

 

Como tem sido esta caminhada por Macedo de Cavaleiros, há quantos anos nasceu esta associação?

 

Luís Durão – Tudo começou há 5 anos, foi difícil começar um novo desporto na cidade, primeiro chamamos atletas, criamos estes atletas para competição e depois começamos a dar nome a esta associação, agora já estamos mais organizados com 50 jovens a treinar e bastantes a fazer competição.

 

O que mais motiva a estes jovens participar neste desporto?

 

Luís Durão – O que mais motiva a estes jovens são os exemplos dos mais velhos, eles tentam sempre soprá-los para serem melhor que eles, são uns viciados em competições querem estar sempre a combater.

 

Sentem alguma falta de apoio para continuar com esta associação?

 

Luís Durão – Falta-nos oportunidades, temos ajuda monetária da câmara municipal que agradecemos muito apesar da pouca verba que nos oferecem, sentimos falta de apoio da federação por não nos ajudar em nada e eles sabem que nos somos bons e temos qualidade a nível nacional e mundial.

 

Qual é o truque para tornar estes atletas em verdadeiros campeões?

 

Luís Durão – É preciso muito trabalho a médio e a longo prazo, muita organização, métodos de treino rigorosos e muito diferentes dos métodos de equipas do centro, o kickboxing evoluiu muito e é preciso estudar muitos para saber tácticas novas e aplicá-las em competição.