A Albufeira do Azibo tem água armazenada para abastecer todo o concelho de Macedo de Cavaleiros durante os próximos cinco anos, e ainda Bragança e Mirandela em situações de emergência.
A garantia chega do vereador da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Carlos Barroso.
Se for verificável uma situação de seca estrema nos próximos anos, o Azibo garante água a Bragança e a Mirandela, em situações excecionais.
“Mirandela está na rede em alta de abastecimento público das águas de Trás-os-Montes, no entanto enquanto a ETA tiver capacidade para fazer a produção de água potável está garantido o abastecimento. Bragança, como toda a gente sabe, não é abastecida pelo Azibo, só em situações pontuais é que é feita a recolha de água da zona de abastecimento do Azibo para Bragança, algo que sempre foi assegurado e continuará a ser assegurado sempre que necessário”, garante o vereador.
Carlos Barroso reconhece que, este ano, é verificável um decréscimo considerável do caudal da água da Albufeira, no entanto, o sistema de regadio e o abastecimento público não estão em causa.
“O que está neste momento a acontecer no Azibo é que nas zonas balneares há realmente um abaixamento das cotas, que está devidamente monitorizado e estamos a tentar minimizar os seus impactos e isso não meche com abastecimento de água às populações”, afirma, Carlos Barroso. “Quando foi feita a barragem, o objetivo era o regadio para a agricultura e o abastecimento de água às populações, e essas duas valências estão sempre garantidas. Depois houve um aproveitamento turístico para Macedo e para a região e isso está visto hoje na candidatura da Praia da Ribeira a uma das sete maravilhas de Portugal e, portanto, o abastecimento está garantido”, explica o vereador do executivo do Município de Macedo de Cavaleiros.
Apesar da fraca pluviosidade que caiu nos últimos meses, reserva natural de Macedo de Cavaleiros, a Albufeira do Azibo está com água suficiente para abastecer a região em situações de emergência.
Escrito por Onda Livre