O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros vai implementar um Curso de Ensino Vocacional neste ano letivo.
Com as aulas a arrancar, o curso pretende dotar os alunos de ferramentas essenciais e linhas de orientação para vingarem no mercado de trabalho e preparar os mais jovens para os desafios da vida.
A novidade foi avançada numa entrevista exclusiva do diretor do Agrupamento à Onda Livre.
Paulo Dias revela que Macedo de Cavaleiros é uma das dez escolas piloto a nível nacional que vão abraçar este curso.
“Estou plenamente convencido que a escola pública dá boas respostas. Neste momento está a apostar-se mais na área vocacional, em dar aos alunos competências associadas áquilo que eles têm vocação”, explica, frisando que, “a escola de Macedo é uma das dez a nível nacional a arrancar com um curso vocacional.” Estes cursos “pretendem resolver problemas pontuais de alunos com dificuldades no percurso e o objetivo é que eles regressem ao ensino normal ou seguirem pela vertente profissional”, assegura, Paulo Dias.
A canalização dos alunos para esta via é uma decisão plural.
Ou seja, podem ser encaminhados tendo em conta uma avaliação do seu perfil e/ou por opção própria ou do encarregado de educação.
“Neste momento temos um conjunto de alunos que tendo em conta o perfil deles convidamos os pais a reunir com eles e posteriormente autorizar a integração deles no curso vocacional”, argumenta o diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.
O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros é pioneiro a nível nacional e vai implementar na instituição já a partir de 24 do corrente mês um Curso de Ensino Vocacional.
Refira-se que o Ministério de Nuno Crato promove este curso nas escolas com intenção de garantir uma maior equidade de oportunidades a alunos.
Escrito por Onda Livre