O Grupo Desportivo Macedense está já a afirmar a sua marca e a sua identidade de jogo, e a prova disso é a conquista de quatro vitórias consecutivas em cinco jogos de preparação da nova temporada.
Este sábado a equipa de futsal de Macedo recebeu o Valpaços e mais uma vez se sagrou vitoriosa.
Venceu por quatro bolas a zero a equipa valpacense.
O técnico Costinha está naturalmente satisfeito com o seu grupo de trabalho.
“O que interessa nesta fase da época nem é o resultado, é o trabalho, relacionar os jogadores. Procurar em todos os jogos que eles joguem com colegas diferentes. Todos os dias o trabalho que está a ser desenvolvido seja treinado, testado, sem ser entre nós, porque nós conhecemos os movimentos, antecipamos situações e por vezes não é fácil melhorar só no contexto de treino formal. Temos procurado corrigir aspetos que não estão tão seguros. Temos procurado desenvolver o que vai ser a nossa estrutura base para a próxima época. Estou contente com a evolução dos treinos, os jogadores têm tido um desempenho exemplar. Vamos continuar esse trabalho até ao Viseu para que naquele dia o Macedense se apresente o melhor possível.”
Existe um grande empenho tático e psicológico por detrás da prestação dos atletas de Costinha.
O técnico diz que mesmo em jogos de treino o objetivo é sempre dar o máximo.
“Os processos não nascem do dia para a noite. Houve saídas e entradas, têm que se relembrar a quem estava cá os processos todos, há processos novos. Temos que trabalhar todos os dias, as coisas no campo não acontecem por acaso. Não há milagres, os atletas têm que trabalhar nos limites, desenvolver competências físicas, competências técnicas/táticas/psicológicas para abordarem a competição o mais preparados possível. Pelo caminho temos conseguido bons resultados com motivação, que nos dão alegria. Ninguém gosta de perder, mesmo que seja a pré-época. Vamos continuar conscientes que estamos a jogar contra equipas de outros escalões, que não nos dão o ritmo que vai exigir o campeonato, mas que nos permitem trabalhar situações que até agora o Macedense não era forte, como a organização ofensiva continuada. Nestes jogos têm-se verificado que o GDM tem assumido 80% das despesas do jogo em organização ofensiva. Esperemos que o Macedense deixe de ser só uma equipa de transições e organização ofensiva, e passe a assumir a sua cota parte em maior tempo nos jogos.”
Costinha anseia pelo encontro frente ao VISEU 2001 para o arranque da competição oficial.
Que quer que seja surpreendente.
“Houve alguns erros, algumas dinâmicas engraçadas. Foram testados jogadores em diferentes posições, que nunca tinham trabalhado nessas posições, houve surpresas agradáveis. Sabemos que há muito trabalho pela frente, temos mais três jogos na próxima semana. Terça-feira com o Santo Cristo, quinta em casa frente ao Sporting de Moncorvo e o jogo de apresentação do plantel aos sócios na sexta-feira, que é contra as instituições da terra mas não deixa de ser um jogo interessante para apresentar e haver um convívio, pelo menos, de agradecimento e de homenagem às pessoas que nos acompanham e nos dedicam tempo durante toda a época. Vamos procurar no jogo com o Viseu, em casa, que o Macedense seja forte. Se de estarmos só em treino não conseguimos perceber como é que os adversários se adaptam aos nossos esquemas de jogo, vamos procurar surpreender no primeiro jogo frente ao Viseu 2001.”
Estrela que se revelou uma grande promessa na última temporada com a camisola do GDM quer continuar a dar o seu contributo à equipa.
E frisa que apesar da situação financeira do clube o balneário está unido e o amor à camisola, prevalece.
“Como todos os companheiros, eu pretendo fazer o melhor pela equipa e contribuir há minha maneira para que a equipa esteja bem durante a época toda. Tem corrido bem, aos poucos vamos melhorando, é para isso que servem os jogos de treino. Estamos a evoluir para encarar a época da mesma maneira que a época passada. Treinamos a parte física, tal como as outras, mas ainda temos 15 dias para afinar a máquina até ao arranque oficial. A equipa está a treinar bem, as coisas só têm que correr bem nos próximos jogos. Apesar da situação financeira do clube, a equipa continua unida e é para continuar a brilhante campanha da época passada.”
Esta terça-feira o Macedense vai a Torre de Moncorvo realizar mais um jogo treino frente ao Santo Cristo.
Sexta feira, dia 5 de Outubro é a data agendada para a apresentação do plantel do G.D.M.
Escrito por Onda Livre