Miguel Midões apresenta obra literária em Macedo de Cavaleiros

 

Por norma, o Jornalista dá notícias e não é notícia.

No entanto, não há regra sem exceção e o Jornalista da Rádio Onda Livre, Miguel Midões é notícia pela apresentação da sua primeira obra literária “Filigrana e o consílio dos gatos”.

Uma obra que teve a sua segunda apresentação oficial este sábado, na livraria Poética, em Macedo de Cavaleiros.

Miguel Midões conta que não foi fácil conseguir a edição do livro, mas ao fim de ano a tentar a Chiado Editora mostrou o seu interesse em “apadrinhar” a obra.

 

Miguel Midões 1 

 

“Depois do lançamento em Lisboa, fazia todo o sentido que Macedo de Cavaleiros fosse o segundo sítio para lançar este livro. Foi aqui que vivi parte da minha vida como jornalista e os meus dois filhos são de Macedo de Cavaleiros”, conta.

“Foi muito difícil publicar, talvez também porque eu não fiz um empenho constante, ia fazendo picos, lembrava-me e tentava outra vez. Eu enviei a várias dezenas de editoras. Passado um ano ligam-me de uma editora, disseram-me que gostaram da obra e eu perguntei porquê um ano depois, não tinha noção de como se processavam as coisas e responderam-me que tinha sido assim porque eles aprovam a obra mas depois têm que ir a aprovação do departamento financeiro e só depois é que comunicam à pessoa se gostaram ou não da obra. Isto demorou um ano. Foi complicado, não é um processo simples”, explica, Miguel Midões.

 

As ilustrações da obra infantil são de Rute Bastardo, docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Miguel Midões reitera que é impossível viver da cultura no nosso país.

Contudo, numa edição de seiscentos exemplares, as vendas estão a correr de feição.

 

Miguel Midões 2 

 

“Eu não fiz isto para vender. Como vocês devem calcular ninguém vive de cultura em Portugal. Isto foi um investimento nosso também, é uma coisa que as pessoas muitas das vezes não sabem. Nós pagamos parte do livro para que ele esteja nas bancas. É bom sentir que aquilo que investimos já foi recuperado, tudo o que vier a partir de agora é lucro”, salienta.

Miguel Midões adianta ainda que, “estamos com os últimos 100 livros em mão, de uma edição de 600. O livro está à venda na livraria da Chiado Editora, vai ficar na Poética, está na livraria da minha terra, no Luso, está na livraria on-line da Bertrand e está também no site da Wook, que é o site da Porto Editora.”

 

Miguel Midões deixa ainda antever uma nova edição de literatura infantil num futuro próximo.

 

Miguel Midões 3 

 

“Eu não posso dizer quando vai sair o próximo, posso dizer que fiquei com o bichinho e que gostei de todo o processo de criação. Eu gosto de escrever. Tenho a certeza absoluta que sim, eu vou escrever mais. Eu já escrevi, agora quando vai ser lançado, não sei. Também é infantil e digamos que possa estar com outros voos, mas são voos que levam mais tempo, têm que ser mais trabalhados.”

 

“Filigrana e o Consílio dos Gatos”, a primeira obra literária do Jornalista, Miguel Midões.

Uma obra com um cariz moralista e que pretende ser uma lição de vida, em forma de tributo paterno lançada este sábado em Macedo de Cavaleiros.

 

 Escrito por Onda Livre