I Feira do Azeite e do Figo foi um sucesso

 

Terminou com saldo positivo a I Feira do Azeite e do Figo na freguesia do Lombo, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Um certame realizado com o objetivo de divulgar e comercializar os produtos locais.

O presidente da Junta de Freguesia do Lombo, Armindo Cepeda, ficou satisfeito e agradece a todos os que contribuíram para a realização desta feira.

E realça que é uma iniciativa para continuar em próximos anos.

 

Feira no Lombo 1 

“Quero agradecer a toda a gente do Lombo que se empenhou para que esta feira corresse bem. Um muito obrigado da Junta de Freguesia. Quero também agradecer à Câmara Municipal por todo o apoio que nos deu, à Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, ao Provedor Alfredo Castanheira Pinto que gostaria de estar entre nós mas por motivos de saúde não pôde.”

 

O vereador da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Carlos Barroso, marcou presença ontem na freguesia do Lombo.

Uma feira que mostrou a excelência dos produtos regionais e que trouxe conhecimento aos agricultores.

 

Feira no Lombo 2 

“Isto é para mostrar a excelência de Macedo de Cavaleiros, dos nossos produtos, das nossas gentes, da nossa gastronomia e de tudo o que nós somos. É a sequência de um trabalho que executamos ao longo dos anos, um trabalho que levou a que hoje todas as nossas aldeias tenham condições de saneamento básico, abastecimento de água, arruamentos e espaços que permitam organizar eventos desta qualidade. Hoje temos a possibilidade de estar aqui a assistir a um colóquio que trás conhecimento e ciência aos agricultores da nossa região e que trás também a possibilidade de vender produtos aos nossos visitantes. É esta interligação e a possibilidade de, depois de um trabalho de muitos anos, que hoje se consiga realizar um evento desta natureza nas aldeias de Macedo de Cavaleiros.”

 

 

A agricultura continua a ser o meio de subsistência por excelência do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Para o vereador do executivo municipal, Carlos Barroso, estas feiram são importantes na medida em que promovem o que de melhor se produz na região.

Feira no Lombo 3 

“A grande fonte de emprego, os grandes industriais do nosso concelho de sempre, e hoje mais do que nunca que devemos dar relevância, são os agricultores. Nós devemos promover a qualidade e a excelência dos nossos produtos. O figo e o azeite que hoje lhes estamos a fazer justiça são testemunhas disso mesmo. Hoje somos uma região que temos que viver a promover a excelência do que é nosso e do que é genuíno.”

 

Ilda Parada, natural da freguesia do Lombo, esteve na feira a vender produtos regionais, tal como o produtor de azeite Profirio Rodrigues.

O certame contou com cerca de 15 expositores.

Para os produtores locais este é um evento que deve continuar, pois é um bom impulsionador na venda e na divulgação dos produtos da terra.

 

Feira no Lombo 4 

“Amêndoas, tremoços, romãs, queijo, azeite de duas qualidades (tenho, por exemplo, extra virgem) e os figos. Sempre trabalhei na agricultura. O azeite é do meu vizinho, ele é que é o dono do lagar”, afirma Ilda Parada.

 

“Tenho a marca Azeite Rodrigues. Está difícil de vender como os mercados estão. Estamos no interior do Nordeste-transmontano, uma terra desconhecida, isto foi um meio muito bem feito para divulgarmos os nossos produtos mais além. Tentar dar a conhecer às pessoas o que se faz de bom nesta aldeia, quer azeite quer qualquer produto agrícola (casulas secas, queijo, feijão, batatas, abóboras  figos, tudo isso). É uma mais-valia para podermos valorizar mais os produtos agrícolas que produzimos aqui”, sustenta Profirio Rodrigues.

 

O figo e o azeite foram reis nesta feira, que contou ainda com outras especialidades da terra, como licores, enchidos e pão caseiro.

 

Escrito por Onda Livre