O Governo prepara-se para cortar 1165 freguesias, segundo avança hoje o Jornal de Notícias.
O novo mapa mexe na organização de 230 municípios já no próximo ano.
A reorganização administrativa do território já foi desenhada pela Unidade Técnica nomeada pelo Governo, mas a última palavra cabe à Assembleia da República.
Mas, havendo uma maioria parlamentar, não é de prever alterações ao que é proposto pelos técnicos.
Apresentamos agora alguns exemplo do que vai mudar:
Em Macedo de Cavaleiros, o mapa de freguesias ficará organizado da seguinte forma:
União de Freguesias de Ala e Vilarinho do Monte, com sede em Ala; União de Freguesias de Castelãos e Vilar do Monte, com sede em Castelãos; União de Freguesias de Bornes e Burga, com sede em Bornes; União de Freguesias de Talhinhas e Bagueixe, com sede em Gralhós; União de Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco, com sede em Espadanedo; União de Freguesias de Podence e Santa Combinha, com sede em Podence;
Em Carrazeda de Ansiães vão ser agregadas mais duas freguesia para poder cumprir os mínimos impostos pela reforma administrativa.
Zedes e Amedo vão passar a formar uma única freguesia. Uma agregação que não constava da proposta enviada ao Governo pela Assembleia Municipal.
Nessa proposta, Lavandeira ficava sozinha mas a Unidade Técnica da Assembleia da República decidiu juntá-la a Selores e a Beira Grande cuja agregação havia sido já acordada.
Também já tinha havido entendimento para o Castanheiro do Norte anexar a freguesia de Ribalonga, sucedendo o mesmo a Belver em relação a Mogo de Malta.
Em Vila Flor, vão ser agregadas as freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas; Santa Comba da Vilariça e Vale Frechoso; Vila Flor e Nabo; Candoso e Carvalho de Egas; Valtorno e Mourão; e Assares e Lodões.
Em Mirandela ficam agregadas as freguesias de Avantos e Romeu; Barcel, Marmelos e Valeverde da Gestosa; Franco e Vila Boa; Avidagos, Navalho e Pereira; e Freixeda e Vila Verde.
Em Torre de Moncorvo juntam-se as freguesias de Felgar e Souto da Velha; Adeganha e Cardanha; Felgueiras e Maçores; e Urrós e Peredo dos Castelhanos.
Em Alfândega da Fé, haverá a junção das freguesias de Pombal e Vales; Parada e Sendim da Ribeira; Ferradosa e Sendim da Serra; Eucísia, Gouveia e Valverde; e Gebeim e Soeima.
Em Alijó ficam agregadas as freguesias de Pópulo e Ribalonga; Castedo e Cotas; Vale de Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas; e Carlão e Amieiro.
Em São João da Pesqueira Espinhosa e Trevões passam a formar uma única freguesia, tal como vai acontecer com Pereiro e Vilarouco, e Várzea de Trevões e São João da Pesqueira.
Escrito por Onda Livre e Ansiães
Ver a Revolução no Território: Jornal de Noticias e-paper – Jornal de Notícias – 8 Nov 2012 – Page #26