O Governo tem uma reserva de 200 milhões de euros para injetar na obra de construção do Túnel do Marão.
Quem o diz é a deputada social-democrata eleita pelo círculo de Bragança, Maria José Moreno.
Contudo, existe um impasse jurídico entre a concessionária da obra e o executivo de Passos Coelho que está a impedir a aplicação do dinheiro.
A parlamentar diz que há 200 milhões de euros provenientes do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para garantir o reinício dos trabalhos.
“O Governo tem uma reserva de 200 milhões de euros do QREN para injetar na obra. Nós perguntamos ao Ministro, se é verdade que o Governo disponibilizou 200 milhões de euros provenientes do QREN para a comparticipação da obra, quando ela recomeçar”, realça a deputada.
Mas acrescenta que, “para isso há que salvaguardar os diferendos que existem e ultrapassá-los pela via judicial que existe. Um dos passos que o Governo está a dar são estes 200 milhões do QREN para injetar na obra. Agora são os problemas judiciais que estão a fazer com que o túnel não avance”, afirma.
De referir que a obra está parada há quase 17 meses e os deputados do PSD eleitos por Bragança questionaram o Ministro da Economia e do Emprego acerca do que está a impedir o avanço da Auto-estrada do Marão.
Maria José Moreno diz que esta obra é de enorme importância para os distritos de Bragança e Vila Real.
“Na nossa visão, no que respeita as redes viárias, o Túnel do Marão constitui uma mais-valia para os distritos mais a Norte do Pais. O Governo tem vindo a fazer o seu trabalho, nomeadamente com o estabelecimento do tribunal arbitral que procurará resolver o diferendo entre a concessionária e o Governo. Estamos à espera que o Ministério da Economia nos dê respostas à pergunta. Perante essas circunstâncias o povo transmontano tem que ver que os deputados do distrito de Bragança estão interessados que o Túnel do Marão funcione porque esta rede viária, como já frisei, é uma mais-valia para o distrito”, assegura, Maria José Moreno.
Contudo, não se sabe ainda o prazo previsto para o reinício dos trabalhos no Túnel do Marão.
A deputada social-democrata acredita que a obra vai ser debloqueada, e frisa que o Governo está empenhado em concluir os trabalhos da Auto-estrada do Marão.
“Eu acho que perante as circunstâncias, é lógico que estamos a atravessar um período muito conflituoso em termos de economia, mas perante isso, acho que o Governo tem todo o interesse em avançar com as obras e terminar o que foi feito, por isso, é que nós lhe perguntamos se realmente há a reserva dos 200 milhões de euros que vem do QREN”, conclui a parlamentar social-democrata.
Recordo que as escavações do Túnel do Marão já pararam três vezes.
As duas primeiras vezes devido a providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão e, a terceira paragem, deveu-se a problemas financeiros.
Assim sendo, decorreram cerca de 17 meses e a obra continua parada.
Escrito por Onda Livre