Cooperativa Soutos os Cavaleiros investe 150 mil euros na construção de um novo armazém

 

A Cooperativa Soutos os Cavaleiros quer investir 150 mil euros na construção de um armazém, na zona industrial de Macedo de Cavaleiros.

A cooperativa que embala, calibra e vende castanha quer aumentar a produção, conquistar novos mercados, passar à fase de transformação do produto e conseguir uma gama gourmet dos derivados da castanha.

O presidente, Fernando Correia frisa que o objetivo é ter o armazém concluído na campanha da castanha do próximo ano.

 

Armazém Coop 1 

“Já tem os pilares e o aterro. O aterro e as fundações já passa dos 50 mil euros (pagando apesar de não ter sido preciso pagar) mas de qualquer maneira só aquilo que está lá já passa dos 50 mil euros. Agora é preparar o terreno para depois seguir. Até há próxima campanha o armazém já terá telhado. Vamos construir este armazém para aumentar a produção, os sócios e podermos trabalhar em outras áreas, não só a castanha. Queremos trabalhar com todos os produtos que os sócios tiverem, desde batatas, a cereal. A ideia é essa, mas isso não se faz num dia, numa semana. Os sócios entregariam ali os seus produtos e ali seria vendido.”

 

O valor do investimento resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e a Cooperativa Soutos os Cavaleiro.

A intenção passa por alargar a escala de mercados a nível internacional e garantir a sua sustentabilidade.

 

Armazém Coop 2 

“Nós não temos máquinas para a conservação, para o descasque. Isso leva tempo, leva anos a chegar lá, é preciso muito dinheiro, é preciso ajudas e neste momento essas ajudas são poucas. Toda a gente sabe os bancos chegam-se atrás, a vontade é essa mas temos que ir andando. Já chegamos aqui a trabalhar, a vender, a escoar o produto. Há que ter calma e ir andando devagar até chegarmos onde queremos.”

 

Criada em Setembro de 2007, a Cooperativa Soutos os Cavaleiros, sedeada em Macedo tem atualmente 46 sócios.

 

Escrito por Onda Livre