Faleceu hoje o antigo presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, António Joaquim Ferreira, mais conhecido por “Pescadinha”.
Aos 85 anos, o óbito foi decretado pelas 16h30, no Hospital de Macedo de Cavaleiros, no qual se encontrava internado há algum tempo, vítima de doença prolongada.
Nascido a 10 de Abril de 1927, em Macedo de Cavaleiros, António Joaquim Ferreira foi presidente da Câmara local desde 1974 a 1993.
António Ferreira foi ainda Comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo desde 1960 até Dezembro de 1986.
Presidiu também, a Direção do Clube Atlético em dois mandatos, seguindo mais dois como Presidente da Assembleia Geral.
Em 1974 tomou posse como Vereador da Comissão Administrativa da Câmara.
Nesse mesmo ano, em Novembro passou a Presidente Executivo.
Entre 1976 e 1990 foi sucessivamente eleito nos atos autárquicos como Presidente.
Em 1993 foi considerado o autarca com mais tempo de serviço do país em órgãos democráticos.
A ele se ficaram a dever, entre outras realizações, o arranque da Albufeira do Azibo e a criação do Hospital Distrital de Macedo de Cavaleiros, para cujo Conselho Geral foi empossado como Membro do Conselho de Administração do Instituto Superior de Organização Jean Piaget que acabara de ser ali criado por sua influência.
Em 1958 foi Coordenador responsável da Comissão Concelhia para as eleições à Presidência da República do General Humberto Delgado.
Foi fundador da Associação Nacional de Municípios Portugueses, onde desempenhou algumas funções, desde o início até 1989.
Foram lhe atribuídas várias condecorações pelos serviços prestados:
Medalha de Ouro do Concelho, em 1993, por proposta de um vereador da oposição. Em 1994 foi agraciado com a Comenda da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República Portuguesa da época.
Em Junho de 1998 o executivo municipal mandou colocar o nome do “Comendador António J. Ferreira “O Pescadinha” numa das ruas novas de Macedo de Cavaleiros
Para amanhã, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros decretou Dia de Luto Municipal e as bandeiras estarão colocadas a meia-haste.
O executivo social-democrata de Beraldino Pinto expressa, em comunicado, que, “apresenta as mais profundas condolências”.
O velório realiza-se a partir das 20h de hoje na Capela Pascal da Igreja de Santa Maria Mãe da Igreja.
As cerimónias fúnebres realizar-se-ão quinta-feira, dia 10, às 15 horas.
Escrito por Onda Livre