Largas centenas de pessoas marcaram hoje presença na última despedida ao comendador António Joaquim Ferreira.
A cerimónia fúnebre teve início às 15horas na Igreja de Santa Maria, em Macedo de Cavaleiros.
O cortejo fúnebre decorreu desde a igreja em direção à Via Sul, passando pela rua que tem o seu nome, comendador António Joaquim Ferreira até ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, que comandou desde 1960 até Dezembro de 1986 e onde lhe prestaram a devida homenagem.
Dali o cortejo seguiu em direção ao Jardim 1º de Maio, local onde lhe foi prestada homenagem pela presidência do concelho de Macedo de Cavaleiros durante 20 anos (1974-1993).
E onde mereceu um forte aplauso dos populares e políticos que lhe prestavam homenagem.
Das portas da Câmara Municipal, o corpo do antigo presidente, acompanhado pelas autoridades foi transportado no carro aberto dos Bombeiros Voluntários, uma viatura do ano de 1935, para o cemitério local.
Segundo os macedenses, António Joaquim Ferreira foi um homem de grandes feitos e que com o seu contributo viria a abrir caminho para Macedo de Cavaleiros passar a cidade, a 13 de Maio de 1999.
“O Pescadinha”, como era respeitosamente chamado, morreu no Hospital de Macedo de Cavaleiros, na passada terça-feira, aos 85 anos, vítima de doença prolongada.