A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros arrancou as árvores existentes no passeio do lado nascente da rua Viriato Martins.
As plantas de grande porte estavam a danificar o pavimento, as infraestruturas que se encontram no subsolo e os muros das residências particulares que ali se encontram.
As queixas dos moradores terão motivado o município a avançar com esta ação.
Quem ali vive concorda com o arranque das árvores, e salienta que vai melhorar em muito a circulação dos transeuntes.
“Concordo plenamente. Os passeios estavam bastante danificados, com muitas lombas. As pessoas por vezes até evitavam passar no passeio e iam pela berma da estrada, por vezes com carrinhos de bebés, tornava-se um grande incómodo. Estamos ao lado da Santa Casa da Misericórdia, as pessoas já tem uma certa idade era bom que se pudessem deslocar melhor pelos passeios eu verifiquei varias vezes que tinham alguma dificuldade e vi até pessoas a caírem.”
“Aquelas árvores faziam muito lixo e as raízes podiam causar danos às próprias casas. Foi a melhor solução. Vi muitas vezes que os velhotes do lar tinham muita dificuldade em passar. É pena é as sombras, de resto, acho que foi bom.”
Ainda assim, Celestino Pires e Claudia Ansiães realçam a importância das árvores em qualquer cidade.
“Nós temos que ser defensores das árvores. Temos que preservar a natureza mas também temos que ver há muitos tipos de árvores, acho que não foi a melhor escolha para este local.”
“Vai se embora a sombra. As árvores ficavam bem, se calhar vão por outras.”
Os Carvalhos Americanos poderão, após uma avaliação da espécie mais adequada, ser substituídos por outras árvores que não motivem a degradação da via pública.
Na deliberação da autarquia pesou o facto de cumprir a lei das acessibilidades, que determina uma largura para os passeios não inferior a 1,5m.
Escrito por Onda Livre