Entrudo Chocalheiro atraiu milhares de pessoas

 

Nem a crise nem o frio impediram que milhares de pessoas rumassem à freguesia de Podence para assistir de perto ao Entrudo Chocalheiro.

Um evento que é já uma marca do concelho de Macedo de Cavaleiros e que este ano atraiu cerca de oito mil visitantes.

De Norte a Sul do país e até os espanhóis são atraídos pela autenticidade do Carnaval.

O presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence frisa que a tradição chocalheira está enraizada e ano após ano supera as expetativas.

 

Milhares em Podence 1 microfone

“O entrudo chocalheiro está em grande, nem a crise nos veio dificultar, só a chuva de domingo criou alguns problemas para algumas atividades. Tivemos mais visitantes do que em 2012. O entrudo chocalheiro é um evento ao nível do nordeste transmontano. Conseguimos atrair visitantes do Algarve até ao Minho, inclusive da vizinha Espanha e de Itália. É uma tradição que está bem viva.”

 

Para a economia local é uma mais-valia indiscutível.

 

Milhares em Podence 2 microfone

“Domingo vieram muitas excursões, hoje também estão a vir. Acho que é uma mais-valia para a região, as unidades hoteleiras ficaram lotadas, a restauração também. O entrudo chocalheiro vem contribuir para a economia local em termos de venda de produtos.”

 

António Carneiro classifica o Carnaval de Podence como único em Portugal.

E prova disso é o aumento do número de visitantes.

 

Milhares em Podence 3 microfone

“O Carnaval em Podence é genuíno, único em Portugal, com os caretos (os grandes anfitriões da festa), com todo o seu encanto, a sua alegria, a sua forma de estar, é isso que faz com que cada vez tenhamos mais visitantes”, frisa, António Carneiro.

 

Os Caretos que encarnam personagens demoníacas por estes dias soltam a sua energia para chocalhar as raparigas.

 

Milhares em Podence 4 microfone

“Chocalhamos as mulheres solteiras. O espírito do careto não tem descrição, só quem encarna o careto é que sabe. É sobrenatural”, diz o careto, Quim Zé.

“Se bem que agora isto já está mais moderno e já é mais comercial mas roubamos uns chouriços, apanhamos umas bebedeiras e diverti-mo-nos com os amigos. Está-nos no sangue.”

 

Atraídos pela curiosidade em viver de perto uma tradição ancestral, José Cunha e Fátima Oliveira vieram de Passos de Ferreira pela primeira vez ao Entrudo Chocalheiro.

 

Milhares em Podence 5 microfone

“Viemos experimentar. Nunca tínhamos cá estado e quisemos saber como é que era, somos uns curiosos. Estamos a gostar. Vimos na internet. Sou um curioso, gosto da cultura e vim cá por causa disso. Estou a gostar muito.”

“Eu também estou a gostar. É ótimo ser chocalhada, é maravilhoso. Não são agressivos, são meiguinhos, simpáticos”, sublinha.

 

50 Caretos espalharam a sua irreverência pelas ruas de Podence e o Carnaval culminou com a Queima do Entrudo.

 

Escrito por Onda Livre

Foto0552

burro e careto Foto0550 Foto0549 Foto0548 Foto0544 Foto0542 Foto0541 Foto0539 Foto0553