Numa altura em que a emigração vive em Portugal um fenómeno crescente, ainda há quem agarre as raízes e opte pela terra Natal.
Motivos diversos, que não se prendem só com a procura de um nível de vida mais confortável, levam a que milhares de portugueses se dispersem, literalmente, para os quatro cantos do mundo.
No entanto, ainda há quem veja em Portugal o seu cantinho de eleição para construir a sua vida.
Christophe e Joaquim Rodrigues são dois irmãos, que abraçaram o negócio da família e que veem em Macedo de Cavaleiros o seu futuro.
“Trabalho aqui há três anos. Estive emigrado na Suíça, o contrato era de seis meses e eu não estava para trabalhar de seis em seis meses durante um ano e voltei.”
“É sempre bom trabalhar com a família. Nasci aqui e por aqui fiquei, abracei o café e quero continuar aqui.”
Joaquim Rodrigues trabalha no café dos pais e conta que contacta diariamente com jovens que falam da falta de oportunidades e que colocam a possibilidade de emigrar.
“Há muita falta de trabalho. Isto está difícil, está toda a gente a ponderar emigrar porque não encontram nada no ramo deles. Estudaram para aquilo e não conseguem arranjar aqui trabalho.”
O testemunho de dois irmãos desempregados que viram no negócio da família a oportunidade para colocar de lado a hipótese de sair do país.
Escrito por Onda Livre