Magia das palavras e dos seus sons no Dia Mundial da Poesia

 

A Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros celebrou o Dia Mundial da Poesia com poetas macedenses, que através dos sons e das palavras despertaram o gosto pelos versos.

Vários poetas, poetisas e músicos estiveram presentes na biblioteca municipal onde recitaram diversas poesias.

A vereadora da cultura da câmara municipal, Sílvia Garcia, marcou presença nesta homenagem a este género literário.

microfone

“É uma homenagem à poesia no Dia Mundial da Poesia e a todos os poetas do nosso concelho. Temos aqui o ponto de encontro da poesia e podemos contar com 14 poetas, vão ser apoiados e acarinhados por quatro músicos, também do nosso concelho. Temos todas as condições reunidas para uma noite em grande, uma noite com os poetas transmontanos.”

“De poetas todos temos um pouco” afirma Sílvia Garcia.

Esta noite de poesia foi um ponto de partida para mais encontros de poetas transmontanos.

microfone

“Temos alguns autores que vão recitar os seus próprios poemas, e temos também amantes da poesia que nos vão presentear com a leitura dos seus poemas preferidos. De poetas todos temos um pouco e aqui nós vamos verificar isso mesmo. É um ponto de partida para muitos outros encontros que iremos promover a partir deste momento e com gente da nossa terra.”

Silvia Garcia fala de alguns poetas transmontanos que estiveram presentes na Biblioteca Municipal.

microfone

“Temos aqui o Dr. António Cravo que nos presenteou com a sua presença. Temos o Luís Panda, ainda há bem pouco tempo abrimos uma exposição muito própria, ele escreve poemas e vai recitar aqui alguns da sua autoria, já conhecemos algum do seu trabalho. Temos aqui gente muito jovem que apresentou recentemente os seus livros, estou a falar por exemplo do Carlos Vaz, “Nascidos para emigrar”, penso que o púbico ainda estará recordado. Estes são alguns exemplos dos muitos escritores poetas que temos entre nós.”

Jaime Gonçalves, escritor conhecido pelo pseudónimo, António Cravo aplaude a iniciativa e deixa um incentivo aos jovens para lerem poesia.

microfone

“Acho que o Dia Mundial da Poesia não se deve deixar passar em branco. Dou os parabéns aos responsáveis desta biblioteca e à vereadora da cultura porque afinal souberam abrir as portas à poesia fazendo da biblioteca um bom ponto de encontro da poesia. Já recebi dois convites da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros a ir mostrar à juventude aquilo que nós devemos procurar fazer e saber fazer a expressão através da poesia, dos nossos sentimentos, da nossa alma profunda. Eu continuo a pedir aos jovens que leiam os poemas, que se inspirem na poesia, que escrevam e que recitem.”

Uma noite cheia de poesia e poetas macedenses.

A Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros celebrou assim a magia das palavras e dos seus sons no Dia Mundial da Poesia.

Escrito por Onda Livre