A Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros viaja até Espinho, este sábado.
Pela frente está o Campeonato Regional de Light-Contact e Full-Contact.
O objetivo é conseguir o apuramento para o Campeonato Nacional, previsto para finais de maio.
O presidente da associação, Luís Durão, garante que a dificuldade aumenta a cada campeonato regional.
“Vamos tentar apurar estes atletas para os nacionais. Está cada vez mais difícil uma vez que na primeira ronda dos nacionais em light kick houve muitos atletas a nível regional que não ficaram apurados, por isso os treinadores inscrevem-nos em light contact o que vai dificultar bastante porque agora há cerca de três/quatro eliminatórias por cada atleta. É cada vez mais difícil conseguir apurá-los para os nacionais. Os nossos atletas já têm alguma experiencia, vamos tentar o apuramento. Vamos ver como corre desta vez.”
Clícia Queiroz, campeã nacional sete vezes, vai competir em Full-Contact.
Franclim Fernandes, vice-campeão europeu e bicampeão nacional, Hélder Leonardo e Filipe Santos vão combater em Light-Contact.
Luís Durão salienta as dificuldades neste campeonato mas está confiante.
“A Clícia foi sete vezes campeã nacional, vai tentar o apuramento desta vez, o Franclim é vice-campeão da Europa e já foi duas vezes campeão nacional, também vai tentar o apuramento. Os regionais são cada vez mais difíceis, a qualidade está cada vez melhor. Basta um combate não correr muito bem ou não conseguirem gerir bem um combate para que o combate seguinte também não corra tão bem. O nível dos adversários está cada vez melhor, os treinos estão cada vez melhores, a modalidade evoluiu tanto que agora é difícil para qualquer atleta mesmo ele sendo muito bom. Nós temos algumas reservas em relação a estes regionais. O Hélder Leonardo e Filipe Santos começaram a combater na época passada, ainda são novos nisto. O Leonardo já combateu no Campeonato Nacional, o Filipe Santos ainda não, na época passada não conseguiu apurar-se por isso esta época vai voltar a tentar. Os dois já combateram em provas grandes como a Taça de Portugal e combateram também na gala. Já têm alguma experiência e eu espero que isso valha de alguma coisa para esta prova.”
De agenda preenchida, durante esta época a Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros vai participar também na Taça de Portugal.
“Estão confiantes, têm treinado bem como sempre. Tiveram a gala em Bragança para poderem ganhar mais alguma experiência. Temos trabalhado muito, espero que consigamos o apuramento, é para isso que temos trabalhado. Caso não aconteça temos a Taça de Portugal ainda esta época para poder rodar, temos também mais alguns torneios. Não se perde nada caso não consigamos o apuramento, ganha-se experiência. Claro que o objetivo principal é sempre o apuramento para os nacionais porque é uma prova com dois dias que nos agrada bastante e é sempre bom ter atletas a disputar um título nacional.”
Para este campeonato a associação conta com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e com o Clube Académico de Bragança.
“Em questão de nome nós estamos bem, é a parte em que estamos melhor porque os nossos atletas já têm alguma experiência, já têm nome, já têm títulos. Precisamos de apoios, voltamos sempre ao mesmo, falta de apoios mas quanto a isso não podemos fazer nada por isso resta altura resta-nos trabalhar para o nome e para os títulos, o que já não é mau. Tivemos o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros para a época, é com essa verba e com o apoio do Clube Académico de Bragança que nós conseguimos cumprir o plano. Com a parceria dá para cumprirmos o plano de atividades que são os Regionais, a Taça de Portugal e os Nacionais, as provas extra não dão para fazer. Há algumas provas extras que nós deixamos passar, infelizmente, e em outras fazemos um sacrifício pessoal para podermos participar. É para isso que nós aqui estamos, para darmos hipóteses aos atletas que se aplicam e que merecem essas oportunidades, para isso é preciso fazer um esforço pessoal extra, que é o que temos feito. Em relação a regionais e nacionais a verba dá muito bem para fazer tudo, com a parceria porque sem ela seria mais complicado.”
Sábado, quatro atletas da Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros e sete do Ginásio Clube Mirandelense viajam até Espinho para participar no Campeonato Regional e tentar o apuramento para o Campeonato Nacional que se irá realizar dias 25 e 26 de Maio, na Anadia.
Escrito por Onda Livre