Após uma pausa de quase um mês o Águia Futebol Clube de Vimioso está de volta aos relvados.
O último jogo dos águias foi no dia 24 de Março, em casa, frente ao Mãe de Água, a quem venceu por 3-2.
Para o técnico do Vimisoso, Fernando Teixeira, esta pausa foi apenas prejudicial para a sua equipa e que a Federação devia rever o sistema do campeonato distrital.
“Foi prejudicial em todos os aspetos. Obrigou a equipa a estar parada, a perder rotinas de jogo e algumas de treino. A maior parte dos atletas que nós temos estudam no IPB e aproveitaram esta paragem para se prepararem melhor para a semana académica que vai começar. É muito tempo de paragem num calendário que no meu ponto de vista está mal estruturado. Esta paragem vai ter também repercussões a nível financeiro dos clubes porque vão ter que honrar os seus compromissos com os jogadores e treinadores que acabaram por não ter quase nada para fazer durante um mês. Isto terá que ser revisto. Em dezembro também houve uma paragem e o mesmo aconteceu a outra equipa. Amadores como nós somos, quando há jogos os atletas ainda vão aparecendo mas quando não há, arranjam sempre mil e uma desculpas para faltar a um/dois/três treinos e isto corta rotinas.”
Durante todo este tempo o Vimioso não conseguiu arranjar nenhum jogo treino.
Na penúltima jornada do Campeonato, Fernando Teixeira espera um jogo complicado em casa do Alfandeguense.
O treinador acrescenta que já nada está em jogo por isso espera que os atletas se divirtam e consigam vencer o jogo.
“Não fizemos nenhum jogo-treino. Todas as equipas estavam ocupadas, ou na Taça ou no Campeonato, não foi possível. Tivemos oportunidade de fazer dois ou três treinos com a equipa de juniores mas não é a mesma coisa que a competição. O Alfandeguense jogou domingo, não sei se tem treinado ou não mas pelo menos tem o jogo de domingo para a competição e nós não. Vamos procurar fazer o nosso melhor e isso é procurar os três pontos. O jogo vai ser num campo extremamente difícil, já foi difícil para os clubes que lideram o campeonato. Nada se joga, já disse aos meus atletas, são apenas três pontos. Ficar em 9º ou 10º é igual. O importante é que o jogo corra bem, acabe bem, tenha muito fair-play, que os jogadores saibam respeitar-se uns aos outros. Nada está em jogo, já não há nenhum título. Há que tirar conclusões e fazer o nosso melhor, que é procurar os três pontos, assim como o Alfandeguense terá as indicações do Barros para procurar ganhar.”
Dois atletas que estavam lesionados não voltaram a comparecer nos treinos desde a última jornada.
Fernando Teixeira vai convocar alguns juniores para este jogo.
“Havia jogadores que estavam magoados no último jogo com o Moncorvo e desde essa altura que esses atletas não têm vindo treinar por isso não será esta semana que estarão prontos para jogar. Estão pelo menos duas baixas confirmadas. A equipa está coesa e irei chamar três/quatro juniores, têm que nos ajudar/apoiar, por isso é que também são atletas do clube, estão numa fase de maturação, de crescimento, bem pensada por nós. É preciso dar seguimento a este trabalho, estes miúdos de 17 anos já devem ter experiências no campeonato sénior para na próxima época darem garantias.”
Após quase um mês sem jogar o Vimioso visita o Alfandeguense em busca dos três pontos.
Escrito por Onda Livre
Felizmente estamos no fim desta época 2012/13, o Águia Futebol Clube de Vimioso teve uma época para relembrar a pior classificação de sempre, apesar de uma equipa muito jovem, não pode servir desculpa pois foi dado pelo Vimioso oportunidade a jovens de jogarem que noutros clubes não iam nem no banco sentar o rabo.
Se vamos continuar com está mesma malta então terminem com os seniores e apostem nas equipas de formação.
O próximo jogo para além de nada alterar a classificação final, está em causa o simbolo que está na camisola e o respeito pelo Clube Vimioso.