À conquista do mercado oriental através do mel nacional

 

Conquistar o mercado oriental através do mel nacional.

É o objetivo da Confraria do Mel que realizou uma prova de mel e pólen a fim de divulgar os tipos de mel que existem a nível nacional.

Paralelamente, um canal da televisão japonesa recolheu imagens para projetar e promover o mel nacional no Japão.

A responsável, Manuela Miguel refere que é um orgulho para a Confraria e pode vir a ser uma porta aberta à exportação de mel para o Japão.

microfone

“Sentimo-nos muito orgulhosos por termos sido escolhidos para eles fazerem as filmagens aqui e de nos terem convidado. Eles estão em Portugal a fazer vários tipos de filmagens, entraram em contacto para fazermos um evento e aqui estamos nós a fazer um evento para eles e para o publico em geral. Este evento vai levar para o Japão os nossos tipos de méis que pelos vistos lá não é grande coisa e o nosso é muito bom. Eles vão leva-lo para lá, vão dá-lo a conhecer ao Mundo e quem sabe no futuro, as negociações podem começar agora.”

Manuela Miguel refere que as pessoas ainda não têm conhecimento sobre os diversos tipos de mel que existem.

microfone

“Acaba por ser uma prova para que as pessoas conheçam e possam selecionar os tipos de méis que lhe interessam. A intenção no fundo é também divulgar e dar a conhecer. Há muita gente que ainda confunde o mel, para eles mel é mel e não conseguem distinguir o que é mel de carvalho ou de eucalipto. Quando lhes perguntamos que tipo de mel querem as pessoas respondem-nos que querem mel. A função desta prova de mel também é essa, dar a conhecer que existem vários tipos de méis e não só aquele mel que as pessoas conhecem mais, o multifloral (de todos os tipos de flores) mas que há outros tipos de mel, os mono-florais, que são muito melhores porque tem características só de uma planta.”

O objetivo da recolha de imagens é dar a conhecer ao público japonês, o mel, as abelhas e a ligação da história portuguesa ao catolicismo.

Jun Sasaki orientador do projeto refere, através da tradutora Yumiko Hori que o mel ainda não é tão conhecido no Japão como na Europa.

microfone

“Portugal é uma País católico. Queremos saber a diferença entre o mel, as abelhas e a ligação da história portuguesa ao catolicismo. O objetivo é apresentar isto no Japão. Comparando à Europa, o mel no Japão é menos conhecido.”

Jun Sasaki afirma que se sentiria feliz ao conseguir transmitir a importância do mel aos japoneses.

O orientador do programa televisivo adianta que o seu desejo era mostrar ao seu público a diferença entre a religião no seu País e o catolicismo.

microfone

“Eu ficarei contente se conseguir transmitir ao público japonês o melhor do mel e das abelhas. Era bom para nós, para o nosso programa, conseguir transmitir isso aos japoneses. O Japão não é católico e não existem santos protetores lá, também queríamos mostrar tudo isso aos japoneses. Queríamos mostrar a diferença entre a religião e a vida quotidiana dos portugueses e dos japoneses.”

Este poderá ser o primeiro passo dado entre a Confraria do Mel e o Japão para potencializar a exportação de mel.

prova de mel (1) prova de mel (2) prova de mel (3) prova de mel (5)

Escrito por Onda Livre