Estação de Biodiversidade quer cativar turistas e cientistas

A Estação de Biodiversidade de Santa Combinha, criada na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo pretende tornar-se um ponto de atração aos amantes do turismo de natureza e à comunidade científica.

O espaço foi inaugurado, este fim-de-semana, e na sua envolvência existem 43 espécies de borboletas únicas em Portugal.

O presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto sustenta que o espaço é um diamante situado na jóia natural que é a Albufeira do Azibo.

microfone

“Seja para disfrutar da natureza, para fazer atividades radicais, observar museus, seja aquilo que corresponde aos objetivos das pessoas que vêm. Neste caso concreto, este percurso é magnífico, esta interpretação científica do percurso é uma mais-valia. Para o cidadão comum, para quem gosta dos aspetos cénicos, estéticos e do simples desfrutar da natureza neste ambiente de serenidade plena junto ao espelho de água, com uma paisagem que se estende por muitos quilómetros à nossa frente é um atrativo muito importante. A estação de biodiversidade está no centro, no coração, da paisagem protegida da Albufeira do Azibo, que já por si é uma jóia, agora têm um diamante no meio da jóia”, enfatiza o autarca.

Este habitat natural, junto à aldeia de Santa Combinha congrega singulares espécies de borboletas, libelinhas e libélulas que podem ser observadas ao longo da Estação.

Focado em atrair turistas, Beraldino Pinto diz que o espaço é mais um ponto de interesse integrado no Geoparque Terras de Cavaleiros.

microfone

“A estação de biodiversidade é um ponto de interesse relevante no Geoparque. Este interesse decorre de dois aspetos: por um lado da biodiversidade em si mesmo, as libélulas, libelinhas, borboletas e outros insetos que aqui podem ser observados, o próprio percurso pedestre que está nesta paisagem magnífica é já por si só um ponto relevante e no enquadramento do Geoparque, estes aspetos da biodiversidade, da natureza, são importantes. A visitação é muito importante, ter pontos de interesse que façam vir pessoas ao território e quando estão aqui as mantenham interessadas em manter-se”, sublinha, Beraldino Pinto.

A Estação de Biodiversidade, junto ao miradouro se Santa Combinha, é localizada numa área de grande riqueza biológica e paisagística.

Além de uma vista privilegiada sobre a Serra de Bornes e a Serra do Cubo, com abundantes manchas de sobreiros e carvalhos, o percurso pedestre, acompanha em 2,6 quilómetros o Trilho Ricardo Magalhães na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.

Escrito por Onda Livre