Macedo Mostra regressou à cidade pela 5ª vez.
Reunir tudo o que de bom tem e se faz em Macedo de Cavaleiros num só espaço é o objetivo deste certame.
O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier presidiu à inauguração desta feira e elogiou todos os macedenses pela iniciativa.
“Acho muito bem que a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros tenha conseguido juntar este número magnífico de entidades e iniciativas. Tudo isto releva que esta região do País tem uma vitalidade imensa apesar de estar longe dos grandes centros urbanos. Esta capacidade de geração de autonomia própria e de qualidade de vida através das organizações na área da educação, desporto, saúde, das mais diversas vertentes que aqui estão representadas, acho extraordinário.”
O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, afirma que Macedo Mostra é das pessoas, é sobre o trabalho da população macedense durante o ano.
“Este ano a Macedo Mostra como novidade tem uma presença forte dos geoparques, do Geoparque Terras de Cavaleiros e dos outros geoparques, não podia ser de outra maneira. Sendo os geoparques algo muito ligado à comunidade, ligado a todo o território e sendo das pessoas. A Macedo Mostra, como nós bem gostamos de mostrar, é das pessoas, é o trabalho que as pessoas fazem ao longo do ano, é o trabalho que muitas pessoas fazem sem ter visibilidade. Queremos mostrar esse trabalho aqui, queremos dar esse prémio, esse reconhecimento, esse mérito de todos aqueles que trabalham na área social, na área da educação, dos estímulos ao empreendedorismo, na área da promoção do desporto num espirito de voluntariado. A Macedo Mostra, mostra esse trabalho.”
Durante a inauguração do certame decorreu uma manifestação silenciosa.
Vários atores da companhia de teatro Filandorra do Nordeste protestaram contra a falta de apoios na sua associação.
“Viemos fazer um protesto porque tiraram-nos as palavras, a nós atores, à cultura, às companhias de teatro. Tiraram-nos a oportunidade de expandir o nosso trabalho. Viemos aqui mostrar que não estamos nada satisfeitos com esta situação, que queremos continuar a trabalhar mas precisamos de ajuda. Como os outros adquiriram os subsídios, nós também temos esse direito porque abrangemos uma vasta área do Douro e de Trás-os-Montes. Viemos aqui mostrar, num protesto silencioso, que nos cortaram as palavras, que daqui a nada não temos texto para dizer em palco e é isso que nos preocupa. Vamos ver no que é que pode vir a dar este pequeno protesto, já nos estão a dar ouvidos e esse era o nosso objetivo. Mais que perturbar o evento o objetivo era conseguir entrar em contacto com o Secretario de Estado e expor o nosso problema. A companhia vai começar já a atravessar dificuldades, sem este apoio terá que diminuir no elenco, o número de trabalhadores.”
Macedo Mostra terminou, ontem, com balanço positivo.
Escrito por Onda Livre