Igreja de Lamalonga apresenta candidatura ao World Monuments Fund

 

A igreja de Lamalonga, no concelho de Macedo de Cavaleiros apresentou uma candidatura ao World Monuments Fund.

Uma fundação mundial que visa preservar monumentos e valorizar edifícios com valor arquitetónico mundial.

A candidatura pretende dar maior visibilidade, não só à igreja, como também à aldeia de Lamalonga e a todo o concelho.

Luís de Miranda Pereira, um dos responsáveis, explica em que consiste esta candidatura.

microfone

“Isto veio através de uma proposta que foi feita e assinada pelo padre que está à frente da igreja de Lamalonga, Padre Rodrigues, e eu ajudei a preparar. Concorremos ao World Monuments Watch, promovido pelo World Monuments Fund, que é uma organização americana privada. Esta organização ajuda a preservar e a reconhecer valores arquitetónicos; edifícios, sítios com valor arquitetónico mundial; e que pode ser muito importante para a recuperação do interior da igreja de Lamalonga. O interior desta igreja é do Séc.XVIII, têm um dos melhores recheios da diocese Bragança/Miranda. Provavelmente é a igreja mais importante e interessante do concelho de Macedo de Cavaleiros”, sublinha.

Mesmo que a Igreja de Lamalonga não seja uma das 100 escolhidas, para Luís Pereira, o próprio processo dará visibilidade ao concelho.

microfone

“Mesmo que chegue ao fim e não seja aprovada já ganhou visibilidade internacional. Só há 100 sítios, no Mundo inteiro, que vão ser declarados de interesse e preservação. Se a igreja de Lamalonga tiver sorte de chegar ao fim, mesmo durante processo final, já vai implicar a vinda de especialistas da UNESCO, especialistas internacionais de grande nome.”

Luís Pereira garante que esta candidatura congrega de mais valias para todo o concelho.

microfone

“Se tivermos no concelho uma igreja que venha a merecer todo um interesse da parte do Estado e da parte de uma entidade estrangeira, americana no caso mas de influência mundial e que têm uma autoridade muito grande nesta área a nível mundial, se isso acontecer a igreja transforma-se num local de visita que pode ajudar não só na recuperação da igreja (em primeiro lugar) mas também a desenvolver a aldeia de Lamalonga e o concelho. É uma iniciativa, que se tiver sucesso, será muito importante. Mesmo que não tenha sucesso absoluto vai ser importante na mesma.”

A igreja de Lamalonga, no concelho de Macedo de Cavaleiros apresentou uma candidatura ao World Monuments Fund, uma organização que tem como objetivo a recuperação e restauro de monumentos culturais.

 

Escrito por Onda Livre