Uma atleta da Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros foi selecionada para o estágio da Seleção Nacional.
Este fim-de-semana irá realizar-se o primeiro estágio para saber quem vai vestir as cores nacionais no Campeonato do Mundo no Brasil, em finais de setembro.
O presidente da associação, Luís Durão, afirma que já é habitual ter atletas da associação na seleção nacional.
Clícia Queiroz foi convocada numa modalidade que não é a sua mas o presidente da associação está confiante na prestação da atleta.
“Nos últimos anos temos tido sempre atletas convocados para a seleção e este ano não é diferente. Nesta modalidade (Low-Kick) não estávamos à espera, a Clícia nunca praticou esta modalidade mas naquela categoria de peso é sem dúvida a melhor atleta. Ela tem jogado sempre em potência máxima, em full-contact, a variante é diferente mas é uma atleta super completa e ela vai conseguir adaptar-se bem. É normal nós termos atletas na seleção, uma vez que temos tantos campeões nacionais, mas ao mesmo tempo é uma surpresa porque Low-Kick não é a modalidade da Clícia. Ela irá fazer uma adaptação, os treinos serão duros e o objetivo é sempre dar o melhor pela seleção. Vamos tomar a decisão com o selecionador para vermos se ela vai mesmo ao mundial. O próximo fim-de-semana é um passo importante.”
A Federação Portuguesa de Kickboxing não está a apoiar financeiramente a ida ao Brasil.
Se Clícia Queiroz for selecionada para participar no Campeonato do Mundo serão necessários patrocínios e apoio do município.
“Isto é uma pré-convocatória, é um estágio. Se for mesmo convocada aí começamos a trabalhar para conseguirmos mais patrocínios mas por agora está tudo bem aberto. A federação portuguesa não está a comparticipar uma vez que também não tem apoios. Vamos tentar arranjar patrocínios, vamos tentar apoios da autarquia. Vamos ver se este ano corre melhor que no ano anterior onde tivemos três atletas no Europeu e o treinador mas não tivemos um cêntimo da autarquia de Macedo de Cavaleiros, vamos ver se desta vez corre melhor. É um campeonato do Mundo, é bom para a cidade, o nome da cidade é levado sempre, vamos ver como corre. Seremos obrigados a pedir patrocínios para apoiar o valor da viagem, uma parte já era bom. Até lá temos que aguardar para ver como corre o estágio.”
Luís Durão admite que o valor para ir ao Brasil, caso a atleta macedense seja selecionada, será bastante elevado.
“Ainda não foram falados em valores, só no estágio é que veremos. A partir daí saberemos em concreto quanto será necessário. Para o Brasil não é propriamente barato, como foi para a Turquia por exemplo (por cada atleta foram cerca de mil euros), para o Brasil será mais caro porque envolve a estadia para além da viagem. Vamos ver como corre.”
Já é habitual a Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros ter atletas na Seleção Nacional.
Com lugar em Mirandela, Clícia Queiroz vai participar no estágio da Seleção Nacional de Low-Kick para o Mundial 2013.
Escrito por Onda Livre