O incêndio no concelho de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, foi dominado.
De acordo com a informação disponível no portal da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o fogo que iniciou em Picões/Ferradosa, no concelho de Alfândega da Fé, continuava hoje pela manhã, a lavrar numa zona de mato, apresentando duas frentes ativas.
No teatro de operações encontram-se a operar 4 aviões bombardeiros e um helicóptero bombardeiro, o que contribuiu para que o incendio fosse dominado em todo o seu perímetro.
O fogo que terá dizimado uma área de 40 quilómetros, com dezenas de milhares de hectares ardidos.
O incêndio que deflagrou às 13.47 horas de terça-feira e ameaçou várias aldeias no concelho de Mogadouro, nomeadamente Bruçó, Estevais e Quinta das Quebradas, mas também em Alfândega da Fé e Freixo de Espada à Cinta.
Ameaçou a aldeia de Carviçais, Torre de Moncorvo, onde a estrada que liga à localidade de Macieirinha foi cortada ao trânsito na zona dos Carrascos do Pinto, e ainda durante a noite, várias casas estiveram ameaçadas pelo fogo e as autoridades tiveram que evacuar seis idosos residentes na Quinta das Peladinhas, em Torre de Moncorvo.
O fogo, que deflagrou terça-feira, tinha às 9h30 de hoje três frentes ativas.
Segundo informação da Proteção Civil, às 9 horas desta quinta-feira, 724 operacionais, dos quais 574 bombeiros participavam no combate às chamas, apoiados por 170 veículos.
Escrito por Onda Livre