Um minitornado destruiu as estufas agrícolas da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros.
Por volta das 16h30, originou-se um redemoinho de vento dentro da quinta da instituição, onde são produzidas as culturas para consumo interno, e em frações de segundos, o vento intenso levantou os plásticos dos três túneis que formam as estufas.
As culturas não foram afetadas, mas a estrutura ficou em muito mau estado e os prejuízos rondam os quatro mil euros.
Manuel Ochoa, colaborador da Santa Casa estava no local, diz que nunca tinha visto nada igual e conta como tudo se passou.
“Estávamos ali com o carro e eu só tive tempo de me proteger ao lado do carro. Entrou para dentro da estufas e eu já só vejo as estufas a rebentar por todo o lado. Uma coisa bastante assustadora, nunca tinha visto nada igual, só na TV.
“Formou-se aqui, e como vê o chão parece que andou uma vassoura a varrer, ali em baixo ainda arrastou alguns paus, e conforme entrou nas estufas foi uma destruição total”, conta.
Em poucos segundos o pequeno tornado arrasou com meses de trabalho e levou os plásticos que cobriam as culturas.
Agora é hora de levantar os braços e iniciar os trabalhos de recuperação.
Francisco Castanheira Pinto, da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros fala num prejuízo a rondar os quatro mil euros e teme agora pela sobrevivência das culturas.
“Nós reparamos a estufa toda de raiz em abril de 2011. Agora vamos ter que reparar dois tuneis, de certeza e vamos ver o terceiro, apontamos o prejuízo para 4 mil euros.
“As culturas não foram afetadas, mas vão ser agora, com o calor estão completamente desprotegidas. Já providenciei, já falei com os homens das estufas para ver se conseguem repara isto o mais rápido possível, mas oito dias sempre demoram, e agora vai tudo embora. Nomeadamente o tomate, o feijão, a meloa”, expressa Castanheira Pinto.
Um minitornado surpreendeu ontem a cidade de Macedo de Cavaleiros e o foco foram as estufas agrícolas da Santa Casa da Misericórdia que ficaram destruídas em apenas alguns segundos.
Escrito por Onda Livre