O Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa 2013 reuniu cerca de três dezenas de animais.
Um dia de festa e muita animação em Gralhós, freguesia de Talhinhas.
O objetivo deste concurso é estimular e orientar os criadores de animais de Raça Mirandesa, para a obtenção de carne com maior qualidade.
O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto afirma que é um orgulho ter tantos criadores de Raça Mirandesa no concelho.
“Macedo pode orgulhar-se de ter grandes criadores de Raça Mirandesa, de ter muita gente que gosta dos seus animais, que os mostra nos concursos. É muita gente que não só nos concursos, é ao longo de todo o ano, nos orgulha pelo que faz, pela forma como se empenha em promover esta raça que é tão emblemática da nossa região. Esta raça contribui não só na vertente pecuária mas que é essencial para a promoção turística para podermos apresentar nos nossos restaurantes esta carne de excelência e com isso fazer a diferença.”
Arlindo Formariz, presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, elogia os produtores do concelho de Macedo de Cavaleiros.
O presidente explica que devido às seis câmaras que apoiam o concurso terem mostrado esse desejo este ano os animais vencedores em cada categoria irão participar no Concurso Nacional.
“Macedo de Cavaleiros foi um concelho que quando a Associação nasceu tinha poucos criadores. Com o tempo veio aumentando nos dois sentidos, na quantidade e na qualidade. Viu-se hoje aqui, principalmente nos machos, havia um grupo excelente que não fica a dever a qualquer dos outros cinco concelhos. As seis Câmaras que apoiam o Concurso Nacional organizado pela Associação mostraram vontade de os exemplares que ficaram em primeiro ligar participassem obrigatoriamente no Concurso Nacional. Não fazia sentido os exemplares classificados nos concelhios por vezes ficarem fora do Concurso Nacional, seria defraudar a qualidade do concurso. Os presidentes de câmara mostraram essa vontade e conseguimos concretizar.”
Luís Reis foi o criador que arrecadou mais prémios.
O criador destes bovinos afirma que estes prémios são o reconhecer de um trabalho realizado durante todo o ano e mostra-se confiante para o Concurso Nacional.
“Tenho cerca de 60 animais adultos, jovens depende, estão sempre a sair, neste momento tenho por volta de 50. É preciso ter amor aos animais porque se fossemos fazer contas no que gastamos com a alimentação dos animais e com o que ganhamos com os subsídios, a venda dos animais e tudo isso, não iriamos muito além. É preciso ter gosto pelos animais. Nós temos muito trabalho para alimentar os animais durante todo o ano, já tivemos o trabalho por isso agora é um reconhecimento. Espero ganhar alguns prémios no Concurso Nacional.”
Cerca de três dezenas de animais foram a concurso.
O Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa promete voltar a Gralhós em próximas edições.
Escrito por Onda Livre