Dança e música tradicional fazem as delícias do povo

O Festival de Folclore que se realiza anualmente em Macedo de Cavaleiros continuar a cativar gentes de toda a região.

As danças e os cantares tradicionais deram as boas vindas às várias pessoas que se concentraram na Praça da Eiras.

Quem não abdica de assistir à festa que congrega cultura e tradição portuguesa é António Valente que afirma que é preciso reavivar os festivais de folclore.

microfone

“É bonito, é a cultura portuguesa. Estas tradições não se devem perder de maneira nenhuma, devíamos era voltar ao antigo. No meu tempo quando eles começavam a dançar, se houvesse espaço, toda a gente começava a dançar. Não se vê aqui mocidade nenhuma, eles querem é rock.”

Maria da Graça, natural de Macedo de Cavaleiros, mas a morar nos Açores, enaltece o festival e diz que é nas tradições que estão as raízes do povo.

microfone

“Gosto de música portuguesa, identificamo-nos. Nós gostamos desta diversão, são as nossas raízes. É importante, não se devem perder estas tradições porque isto está muito na nossa cultura, na nossa mentalidade. Além de os ranchos interagirem entre eles, criam um espírito de equipa, de convívio, criam-se laços, um espírito de família, acho que é muito importante.”

O vice-presidente da autarquia marcou presença.

Duarte Moreno enfatiza que este evento como este mantém viva a identidade da terra e suas gentes.

microfone

“É mais uma atividade da nossa agenda cultural e é para manter viva a cultura da nossa gente. É tradição os ranchos virem cá fazer o festival, por normal realiza-se em Outubro mas já há dois anos consecutivos que se realiza em Agosto porque está cá muito mais gente. Os emigrantes particularmente gostam de ver a sua cultura e de outras regiões do País. Por essa razão efetuamos na Praça das Eiras este festival com o nosso rancho folclórico que convidam outros ranchos de outras regiões através de permutas. É uma maravilha ver a nossa cultura a funcionar.”

O Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, o organizador do Festival de Folclore é presença assídua no maior festival da cultura popular na Europa, o Europeade, que decorre na Alemanha.

Duarte Moreno tem acompanhado as marchas e os cantares do rancho e denomina de emocionante a forma como são recebidos além-fronteiras.

microfone

“É um gosto, tenho acompanhado ao longo destes anos. É uma emoção muito grande ver os países por onde passam, as pessoas, ver o rancho da nossa terra ser mencionado nesses países e serem muito bem acolhidos. Quando eles cantam “oh Macedo de Cavaleiros” é qualquer coisa de bom e extraordinário. Nós sentimos arrepios de emoção. Os nossos caretos acompanham o rancho e são as figuras mais fotografadas e acarinhadas de qualquer grupo.”

Além do aniversariante que celebrou 36 anos de vida e anfitrião do festival, o Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, ainda, o Grupo Etnográfico de São Miguel de Cristelo, (Paredes), o Rancho Típico Estrelas do Cabouco (Coimbra) e a Associação de Vale de Gaio de Lordosa (Viseu) fizeram as delicias dos presentes.

 

Escrito por Onda Livre