Agosto alegrou os comerciantes de Macedo de Cavaleiros.
O mês mais quente do ano atrai emigrantes e turistas para a cidade o que faz avultar o comércio na cidade.
Para os comerciantes macedenses o volume de vendas que fazem em Agosto dever-se-ia repetir mais vezes durante o ano.
Elisabete Fernandes, proprietária da loja Opção, afirma que se notou um acréscimo nas vendas em relação ao resto do ano.
“Correu bem, com diferentes clientes mas correu bem. Correu igual ao ano passado. Posso dizer que o mês de Agosto e Dezembro são os melhores do ano, a mim corre-me sempre melhor o de Dezembro e depois Agosto. Não quero exagerar mas precisávamos de pelo menos mais seis, metade do ano Agosto e Dezembro e depois o resto.”
A proprietária da Dressy, Inês Sabina, conta que as vendas aumentaram significativamente neste mês mas que já se nota uma ligeira quebra nas vendas.
A lojista acrescenta que dezembro continua a ser a melhor época.
“Este ano foi um bocadinho melhor, notou-se uma diferença com os emigrantes. Aumentamos bastante as vendas, comparando com o resto do ano talvez tenha sido uma subida de 30%, ou mais. O natal continua a ser a melhor época. Nesta altura notamos a diferença porque vem os emigrantes mas no natal toda a gente compra mais, sem dúvida que o natal continua a ser a melhor época. Precisávamos de mais dois meses de Agosto, em Macedo há muito pouca gente, faziam falta. Já se nota uma ligeira quebra, ainda que continuamos a trabalhar um bocadinho mais do que nos outros meses mas já se nota que foi muita gente embora, até nas ruas se nota.”
Para Cidália Arratel o mês de Agosto reina em termos de vendas.
A proprietária da loja Imagem afirma que este ano nota-se uma diminuição no poder de compra da população em geral.
“Este mês, em relação aos anteriores, foi melhor porque aumentou o nível de população. Hoje já houve uma quebra, já se nota que os emigrantes já foram embora. Em relação ao ano passado o poder de compra talvez tenha diminuído um bocadinho, mesmo para os emigrantes. Aqui na loja vimos mais gente mas o poder de compra foi menor. Em relação a Dezembro acho que Agosto é melhor. Há muitos emigrantes que já não regressam em Dezembro, acabam por vir em Agosto. O comércio em Macedo está muito parado, mesmo com saldos, precisávamos de uma reviravolta.”
O sol e o calor atraíram bastantes emigrantes e turistas a Macedo de Cavaleiros durante o mês de Agosto o que agradou os comerciantes da cidade.
Escrito por Onda Livre


