Apostar numa política de proximidade é um dos objetivos da lista à assembleia de Freguesia de Macedo de Cavaleiros pela candidatura Independente/CDS-PP

 

A candidatura Independente/CDS-PP à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros apresentou ontem a lista à assembleia de Freguesia de Macedo de Cavaleiros.

O cabeça de lista desta candidatura é António Choupina, macedense de 39 anos.

É licenciado em direito, especializado em conservador do registo civil predial e comercial.

Apostar numa política de proximidade é um dos principais objetivos do candidato.

microfone

“Os principais objetivos para a Junta de Freguesia cinge-se fundamentalmente a uma política de proximidade entre a administração local com os cidadãos, com as forças vivas da cidade em parceria. Claro que as competências da junta não dão para fazer uma intervenção direta mas em parceria com as forças vivas da cidade: a Santa Casa da Misericórdia, associações, Câmara Municipal, Centro de Emprego, Segurança Social, etc.; queremos fazer uma aproximação maior com o cidadão. Depois poderemos sentir as necessidades dos idosos, dos desempregados, dos jovens desempregados; e só com esta politica de proximidade é que podemos atuar no terreno.”

O cabeça de lista fala de outros projetos para a junta de freguesia da sede do concelho.

microfone

“Queremos criar a montra de Macedo. Em parceria com as outras juntas de freguesia, o bem que tem o nosso concelho (água, pão, azeite, vinho, mel) criar uma montra. Isto é: expor os bens do agricultor comum, nós em parceria com eles poder divulga-los nacional e internacionalmente. Macedo só cresce se houver comércio, podemos ter muitas boas estradas e infraestruturas mas se não houver comercio a vida não anda, não se gera riqueza, não gera emprego, não gera nada. Temos outro projeto que é criar a loja do agricultor: podermos nós na cooperativa criar um polo para as pessoas poderem vender diretamente os seus produtos, em vez de haver intermediação seremos nós (junta de freguesia) em colaboração com a cooperativa para que o Sr. Manuel das Arcas que tem batatas vai ali expõe-nas e vende-as. É isto que nós pretendemos fazer.”

O lema desta candidatura é “Macedo mais”.

António Choupina acrescenta que a atual junta de freguesia está fechada para a população.

microfone

“O nosso lema é Macedo mais, pode-se fazer mais tudo. A atual junta de freguesia de Macedo não tem feito nada, não existe, eu como cidadão não sentia a existência da junta de freguesia. Quando me foi feito o convite fui ver a lei e as competências fogem um bocado à junta mas temos que ser ardilosos para conseguir contornar a lei em função do que é mais básico: servir os outros. A lei está ali, é nua e crua, mas nós podemos contorná-la, interpretá-la de várias formas e é neste espírito de parceria que nós queremos trabalhar.”

António Choupina é acompanhado por Irene Gabriel (professora de português/inglês), João Pires (professor de mecatrónica), Virgínia Vaz (professora de pedagogia), Ana Arminda Azevedo (professora de português/francês) e Jacinta Lopes (jurista).

 

Escrito por Onda Livre