Chegou ao fim com balanço muito positivo a XIII edição do Festival Internacional de Música Tradicional.
Vários grupos nacionais e internacionais encantaram o público que encheu a Praça das Eiras em Macedo de Cavaleiros.
Beraldino Pinto, presidente da Câmara Municipal, admite que este festival é importante para preservar a cultura e fomentar o turismo na região.
“Nós consideramos este festival muito importante porque é um encontro de culturas muito ricas. Além de proporcionarem este espetáculo que todos os anos traz aqui muita gente, são também um momento de troca de experiências e um momento de estímulo acrescido para os nossos grupos. Os nossos grupos têm tido uma presença assídua no estrangeiro mas ao receberem aqui gente de outros países, com outros estilos musicais, com outras raízes musicais, penso que enriquecem e ganham uma energia redobrada para preservar a nossa cultura, as nossas tradições, as nossas músicas. Tudo isto é importante para que essa identidade fique bem marcada, continue para o futuro e seja aproveitada em termos turísticos.”
A população aderiu em massa a este festival.
“Ajuda a juntar os habitantes de Macedo e é mais um fim-de-semana festivo. Este é um espaço muito bonito mas tem dias que acaba por ser pequeno para tanta gente que adere ao festival. É bom apostarmos nos grupos da terra; no rancho, nos bombos, nos pauliteiros; e desta forma mostrarmos a pessoas que não conhecem. Este festival consegue chegar a jovens e a menos jovens, consegue chegar um pouco a toda a gente.” – Luís Neto.
“Estou a gostar muito. Gosto muito de ranchos folclóricos e de ouvir o Luís Neves. É uma maravilha, sem dúvida. Já tenho vindo em outros anos e gosto imenso.” – Teresa.
Cláudia Azevedo afirma que é importante para a cidade fazer este tipo de eventos.
“Estou a gostar muito. Acho que este tipo de eventos são importantes, trazem gente e alegria à nossa terra. Desde que se começou a realizar este festival tenho vindo. Tenho um filho pequenino, que hoje atuou aqui com o cavaquinho, ainda ele estava na minha barriga e já eu vinha a este festival. Acho muito importante para a nossa cultura e para a nossa gente.”
O Festival Internacional de Música Tradicional voltou a encantar a população e promete continuidade.
Escrito por Onda Livre