Apostar no associativismo, no empreendedorismo e no desporto é uma das metas de Rui Costa

 

“Associativismo, Desporto e Empreendedorismo”.

Este foi o tema escolhido pela Candidatura Independente/CDS-PP para a conferência realizada na passada quinta-feira.

Discutir ideias sobre estes temas e referir o que se pode melhorar no concelho foi um dos objetivos deste colóquio.

Rui Costa afirma que a autarquia pode ajudar mais as associações locais.

Uma das ideias do candidato é criar uma rede entre todas as coletividades.

microfone

“Se eu estiver à frente dos desígnios da autarquia o associativismo será uma coisa que não é preciso imporem-me ou escreve-la num programa, sai-me do coração. Um dos veículos para podermos chegar às pessoas e ajudá-las, muitas vezes sem dinheiro, as carências de uma associação podem não ser as lacunas de outra. Duas ou três associações poderão entre elas ajudarem-se e cresceram juntas que sozinhas não seriam capazes. Terá que haver uma cooperação muito grande, a tal rede. O associativismo deverá ter cada vez mais força, a autarquia tem muitos meios para ajudar; o sítio para reunir tem que ser uma sede digna, pôr as pessoas em contacto, quando as pessoas precisam de se deslocar à sede de distrito ou à capital nacional; a autarquia pode abrir muitas portas porque tem as chaves que as associações não têm.”

O deputado do CDS-PP, João Almeida, marcou presença nesta conferência.

João Almeida explica que as autarquias podem diminuir as burocracias para ajudar as empresas a fixarem-se e na criação de associações.

microfone

“As autarquias podem ajudar de duas maneiras. Primeiro: não acrescentar dificuldades às que já existem com procedimentos que sejam criados ao nível autárquico, com taxas que sejam criadas ao nível autárquico, nem acrescentar mais burocracia nem custos – isso é uma maneira de o poder local não estorvar a iniciativa que se cria quer do ponto de vista associativo que empresarial. Segundo: por outro lado pode ajudar a população a lidar com a criação de associações ou com a iniciativa empresarial explicando e formando as pessoas para todos os procedimentos, dificuldades, financiamento, sobre tudo para que quem tem esse espirito e pretende criar uma associação ou uma empresa possa estar mais habilitado a fazê-lo; isto é muito mais importante que questões financeiras. Nós podermos remover alguns dos obstáculos que as pessoas encontram e por outro lado formá-las para lidarem com o que é criar uma empresa ou uma associação. Isto é uma resposta de proximidade que as autarquias podem fazer e que não tem custos.”

Durante esta sessão falou-se também no deporto.

Como apoiar e criar condições para a prática de mais modalidades no concelho foi um dos assuntos abordados.

“Associativismo, Desporto e Empreendedorismo” foi o título escolhido pela Candidatura Independente apoiada pelo CDS-PP para a conferência realizada na passada quinta-feira.

 

Escrito por Onda Livre