AVC e os seus sintomas não são de domínio geral

Hoje assinala-se o Dia Nacional do Doente com AVC (Acidente Vascular Cerebral), e a Rádio Onda Livre foi testar o conhecimento dos macedenses sobre esta doença súbita, que é a principal causa de morte e de incapacidade no nosso país.

O AVC e os seus sintomas mais básicos são perfeitos desconhecidos para os inquiridos.

microfone

 

“Eu já ouvi, mas agora sei lá. Não sei dizer muito bem.” – Maria Fernandes explicou que já esteve numa ação de sensibilização sobre o tema, mas que não é algo que tenha presente.

“Não sei dizer sintomas da doença.

É o colesterol elevado, é isso sobretudo não? A tensão alta, e mais nada, penso eu.” – Maria Barbosa também não tem certezas quanto aos sintomas de alerta.

“Por exemplo, sentem uma dor forte no peito, esse é um dos sintomas que uma pessoa deve logo chamar o 112 e ter cuidado com isso.” – Carlos Cabeceiro foi outro dos inquiridos.

“Não, não conheço sintomas de risco.” – Elsa Escobar afirmou que lhe é desconhecido.

“Se a gente comer muito e se está maldisposta e enfartada e essas coisas.

Quantos mais bolos comerem, pior é. Eu não como bolos.” – Maria Almendra partilhou a sua opinião com a Onda Livre.

 

De sublinhar que a Unidade de AVC de Macedo de Cavaleiros foi, este ano, distinguida, com o nível máximo de excelência clínica na área de Neurologia.

Mesmo não conhecendo bem os sinais de alerta, parece que as preocupações com a alimentação e com a adoção de um estilo de vida saudável começam a fincar raízes entre a população.

microfone

 

“Nem como bolos, nem bebo álcool, nem sumos.

É simplesmente água.” – continuou Maria Almendra, ao explicar alguns dos cuidados com a alimentação que mantém.

“Como sopa todos os dias, e saladas, bebo muita água, como fruta.” – Elsa Escobar confessa ter cuidado com os alimentos que ingere.

“Um bocadinho. E tomo medicação.

Faço ginásio precisamente para evitar isso” – Já Carlos Cabeceiro alia à alimentação o exercício físico.

 

Segundo estatísticas de 2012, em Portugal, por dia, 80 pessoas sofreram um Acidente Vascular Cerebral, e que é o responsável pelo internamento de 25 mil pessoas por ano.

Relembro que os três principais sintomas de AVC são a chamada boca ao lado, fala enrolada e perda de força nos membros de um dos lados do corpo.

Esteja atento a estes sinais, e em caso de suspeita, não hesite em contatar o 112.

 

Escrito por ONDA LIVRE