A União de Sindicatos de Vila Real vai realizar amanhã uma concentração junto ao Mercado Municipal a partir das 10 horas como forma de protesto contra a exploração e o empobrecimento.
António Serafim da União de Sindicatos refere que as funções sociais do estado não têm contribuído para o aumento da despesa pública como o Governo quer fazer crer
“Não é por causa dos distribuidores, nem por causa das funções sociais de Estado que o endividamento tem aumentado cada vez mais. Há é uma gestão e há políticas que vêm dizer isso mesmo.
Aquilo que nós defendemos é que há grandes interesses económicos que temos que continuar a combater. Até porque os grandes objetivos da luta são o direito ao emprego com direitos, à proteção do desemprego para todos os que estão nessa situação, pela dinamização da contratação coletiva como fonte de direitos de desenvolvimento e progresso social, pelo aumento dos salários, nomeadamente o salário mínimo, pelo de 30€ por mês, a defesa das 35 horas de trabalho para todos sem redução de salário, a revogação das normas gravosas do código de trabalho e da legislação laboral na administração publica, a deposição dos valores dos salários e pensões bem como dos dias de ferias e feriados que foram retirados e pela revogação da lei, da pseudo-lei que eles designam como requalificação, e que é a antecâmara do despedimento ,que já começou a afetar trabalhadores nomeadamente da Segurança Social.”
Mas as acções de reivindicação não ficam por aqui, para o próximo dia 13 de Março está marcada uma greve na função pública.
Informação CIR (Universidade FM)