É um negócio de família que passou de geração em geração e hoje é um exemplo de sucesso. A empresa Bísaro Salsicharia Tradicional, instalada na aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança, inaugurou, ontem, a mais recente unidade de transformação de carne de porco bísaro em enchidos que já são vendidos nos quatro cantos do mundo.
Numa altura em que o País passa por uma conjuntura económica desfavorável, a Bísaro Salsicharia investiu nesta Unidade cerca de dois milhões de euros. O projecto inicial rondava os 900 mil euros, foi candidatado ao PRODER e foi financiado em cerca de 220 mil euros.
Alexandrina Fernandes, que juntamente com o irmão faz parte da nova geração que está a gerir este negócio, confessa que este investimento é fundamental para diversificar os produtos que chegam ao mercado.
“São exemplos deste que eu acho que são fundamentais para nós conseguirmos ter competitividade que assegure um crescimento sustentável e sobretudo nestes territórios de baixa densidade é uma competitividade que parte da valorização daquilo que é local, uma atividade económica tradicional neste caso é uma família já 3 gerações que trabalha nesta área manteve a paixão, manteve o saber tradicional nesta área mas acrescentou novas competências, uma capacidade de ir em busca de mercados externos, uma capacidade de inovar que faz com que tenha crescido quase 50% no último ano e cada vez mais para mercados internacionais também apostando sobretudo na excelência e daí que estes seja um projeto exemplar daquilo que o país necessita.”
Mesmo em tempo de crise esta empresa tem aumentado o volume de vendas. Agora Alberto Fernandes assegura que a preocupação é conseguir dar resposta às solicitações dos clientes, que procuram produtos de qualidade.
“40% das verbas do próximo quadro comunitário vai para a competitividade sobretudo das pequenas e medias empresas e eu tenho referido muito que essa tem de ser uma competitividade inteligente partindo precisamente da valorização destes recursos endógenos acrescentando conhecimento, inovação, empreendedorismo a atividades económicas tradicionais como é este o caso, é por isso que no âmbito do Portugal 2020 o próximo ciclo de fundos nós majoramos positivamente quem investir nos territórios de baixa densidade estes tem apoios maiores do que quem investir em outras áreas do país.”
A inauguração desta Unidade de Transformação contou com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional. Poiares Maduro deu este projecto como exemplo para a competitividade do País.
“Este projeto vai-nos permitir realmente crescer, diversificar também algum tipo de produtos que nós já fazíamos na antiga unidade e ter espaço para fazer outros novos produtos que não conseguimos fazer na unidade anterior. Estamos num projeto de investigação e desenvolvimento com o Instituto do Politécnico de Bragança nomeadamente o presunto de perna de cabra e de ovino, as salsichas de ovino e caprino, os patês e claro o presunto que é o produto que realmente tem crescido nos últimos anos e que tem tido um reconhecimento cada vez maior a nível de grandes chefes de cozinha nacionais e internacionais.”
Na passagem por Bragança, Poiares Maduro deixou ainda a garantia de que a competitividades das pequenas e médias empresas é prioritária em termos de apoios comunitários, que vão privilegiar os investimentos no Interior do País.
“Nestes últimos 5 anos, foi em 2010 que começamos este projeto do porco bísaro criado em campo, efetivamente as vendas da empresa tem aumentado na ordem de 43%, podemos até dizer que até o mais difícil está feito que é a base, mais difícil feito para mim e se calhar já para os meus avós há 80 anos o mercado está sempre a mudar há produtos que agora são mais apreciados e há outros que mais tarde serão mais valorizados portanto tem que haver um acompanhamento a empresa não se pode só especializar num tipo de produto, sim especializar numa raça que é o porco bísaro mas depois disso tem que acompanhar em função da época do ano e em função dos produtos o que realmente o mercado nos pede.”
Poiares Maduro a anunciar medidas de incentivo para a realização de investimento no Interior do País na passagem por Gimonde, no concelho de Bragança, onde marcou presença na inauguração da nova Unidade da empresa Bísaro Salsicharia Tradicional. Esta empresa cria actualmente 43 postos de trabalho.
Informação CIR (Rádio Brigantia)