Vinho português vendido a uma média de 2,55€ por litro – o quatro melhor em todo o mundo

Cada um dos 286 milhões litros de vinho exportados por Portugal, em 2014, foi vendido a um preço médio de 2,55 euros – o quarto melhor em todo o mundo e o mais alto conseguido nos últimos cinco anos. O negócio rendeu cerca de 730 milhões de euros.

O vinho do Porto assume uma quota importante nos resultados: Mais de 68 milhões de litros vendidos a um preço médio de 4,60 euros, segundo o Instituto da Vinha e do Vinho.

De acordo com a ViniPortugal, melhor só a França (5,23 euros por litro), a Nova Zelândia (2,85) e os Estados Unidos da América (2,73). Para trás ficaram grandes produtores como Itália, Alemanha e Espanha.

Este último, que alcançou em 2014 a liderança das vendas no estrangeiro (2.346 milhões de litros) não conseguiu melhor do que 1,09 euros por cada um deles, ficando em último lugar no top 10 dos melhores preços médios.

Perante estes resultados, António Saraiva, que lidera a Associação de Empresas de Vinho do Porto, entende que estes resultados se devem ao cada vez maior reconhecimento da qualidade dos vinhos portugueses, nomeadamente dos produzidos no Douro.

microfone profissional 4 (1)

Para continuar a subir o preço do vinho português no estrangeiro, António Saraiva defende que se deve manter a aposta na qualidade e na diferenciação.

microfone profissional 4 (1)

No caso dos vinhos do Porto e do Douro, a aposta na valorização reflete-se, por exemplo, no crescimento da penetração das categorias especiais de vinho do Porto. De 2004 para 2014 a sua quota de mercado em valor passou de 32,4% para 39,8%.

Os vinhos da Região Demarcada do Douro representaram em 2014 quase metade do volume de negócios dos vinhos portugueses.

Informação CIR (Rádio Ansiães)