A 4ª edição da Expo Trás-os-Montes vai apostar na cooperação empresarial. Na apresentação da edição deste ano, que decorreu ontem, o presidente do NERBA-Associaçaõ Empresarial do Distrito de Bragança, Eduardo Malhão, frisou que este é um certame diferenciador e que promete divulgar a marca de Trás-os-Montes e o território transmontano.
“A promoção da economia e das empresas da região é o grande objetivo da Expo Trás-os-Montes, assim como a afirmação de um território dinâmico, com futuro e imensas potencialidades.
Cabe a nós, associações, autarquias, empresas e sociedade civil, a construção de um futuro mais afirmativo. E a Expo Trás-os-Montes tem a missão de puxar pela região, vincar o orgulho de ser transmontano e também a ideia de que Trás-os-Montes é um espaço de oportunidades e felicidade, onde há qualidade de vida, empresários dinâmicos que constroem valor e emprego, que escolheram a região para o seu projeto de vida e, naturalmente, pretendem que o estudo seja cada vez mais afirmativo e produtivo.
O responsável considera essencial que a Expo Trás-os-Montes se continue a realizar na própria região transmontana e não em outras regiões, como foi já diversas vezes sugerido, de forma a atrair empresários a este território.
“A Expo Trás-os-Montes deve servir para trazer pessoas para conhecer o território. Porque embora nós vamos lá fora, levemos os nossos produtos, algumas pessoas, a dificuldade é trazê-las para o território.
É uma mais-valia que as pessoas conheçam as potencialidades e beleza do território, pois se elas não vieram não conhecem nem se familiarizam com a zona.
Para isso, é necessário que se conheça, visite e viva a região. A ideia que existe pela maior parte dos empresários é que aqui ainda se trata de um espaço muito atrasado como há 40 anos, que não há desenvolvimento nem “manhãs que cantam”. Que é, portanto, um território muito atrasado. E para que eles percebam que não é, têm de vir cá. Nós fizemos um grande esforço para trazer empresários de fora, o corpo diplomático, especialistas de revistas temáticas para poderem passar a mensagem, pois o importante é que ela passe e este ano vai passar de uma forma mais assertiva com toda a certeza.”
O certame decorre nos dias 29, 30 e 31 deste mês, conta com o alto patrocínio do Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho e com a presença de cem expositores dos diferentes sectores de actividade. O orçamento para a Expo Trás-os-Montes 2015 ronda os 40 mil euros.
Informação CIR (Rádio Brigantia)