Macedo de Cavaleiros já faz parte das cidades inteligentes

O Município de Macedo de Cavaleiros pertence agora à Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes. A decisão foi tomada na passada semana, pelo Comité Estratégico da RENER Living Lab, que aprovou a candidatura por unanimidade.

reduzido 3

“Trata-se de uma organização de trabalho. É um laboratório de experiências e um alargamento de oportunidades. É uma organização portuguesa, que está assente numa metodologia, num conceito que está muito em voga, das smart cities (cidades inteligentes, numa tradução livre). Tem em conta a tecnologia aplicada, em benefício das cidades.”

Acabamos de ouviu Duarte Moreno, o autarca local, explicar o que é uma cidade inteligente, um conceito bastante em voga actualmente. E é também uima oportunidade de reforçar a aposta no território.

reduzido 3

“Apresentamos a candidatura, e agora pertencemos a esta rede. Vamos agora ter mais conhecimentos sobre o que se está a passar neste âmbito, também noutros municípios.

É uma aposta na afirmação do território como destino de excelência, na área do lazer e diversão, tendo em conta todos os ativos naturais e culturais que Macedo de Cavaleiros tem. Vamos beneficiar de todas as vantagens inerentes de informação, das experiências e na cooperação, também com o setor privado, bem como nas áreas como a governação, ambiente, energia e mobilidade.”

Macedo de Cavaleiros passa agora a integrar os 46 municípios, três deles do nordeste transmontano, que fazem parte da Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes.

Escrito por ONDA LIVRE