Câmara continua a assegurar 22 postos de trabalho para professores

São 22 os postos de trabalho que ficam assegurados pelo município, que volta a promover as AEC’s (Atividades de Enriquecimento Curricular), destinadas ao pré-escolar e 1º ciclo.

Ao contrário de outros municípios onde a iniciativa é assegurada por outras associações como os agrupamentos escolares, em Macedo de Cavaleiros a entidade promotora continua a ser a Câmara Municipal. Uma forma de manter estes 22 docentes no concelho, garante José Luís Afonso, vereador da educação.

reduzido 3

“O município volta a promover as AEC’s, em primeiro lugar pela preocupação de assegurar um complemento educativo importante para as crianças e possibilitar que mais de 2 dezenas de pessoas mantenham o seu posto de trabalho.

São, atualmente, 22 professores com contratos de trabalho com a autarquia, afetos às AEC’s, todos eles com uma grande experiência que têm vindo a acumular ao longo dos anos no desempenho das suas funções. Além disso, muitos deles já têm ou começaram a constituir família no nosso concelho e, muitos deles, estão estabelecidos aqui em Macedo de Cavaleiros.”

Além da formação de alunos nas vertentes desportiva, de Inglês, Música e Educação Visual e Tecnológica, os docentes das AEC’s têm também um importante papel na integração de possíveis turistas na região.

reduzido 3

“As atividades são a nível físico e cultural, complementadas pelas AEC’s. Temos também, como exemplo, os professores de inglês afetos ao programa, eles que, neste momento, fazem o seu trabalho ao nível do ensino e também estão a dar formação aos motoristas da autarquia no inglês para que possam receber os turistas e terem noções para os integrarem no nosso meio, cultural e socialmente.”

Os professores vão também realizar vigilância em todos os transportes escolares e assegurar as atividades antes e depois do horário letivo, quer nas escolas que nas IPSS’s. Os docentes vão ainda dar apoio à criação de uma equipa feminina de basquetebol e no projeto Escolinha do Ciclismo.

Escrito por ONDA LIVRE