Declarações insultuosas de José Cid indignam transmontanos (atualização)

Declarações insultuosas de José Cid indignam transmontanos (atualização)

Ontem, foi publicado um vídeo de uma entrevista de José Cid ao Canal Q, que rapidamente se tornou viral nas redes sociais.

Em causa estão as declarações ofensivas sobre o povo transmontano. Falava-se de música popular, quando José Cid afirmou que se devia construir “uma muralha da China em Trás-os-Montes para não deixar passar alguma música de vem de lá”, e que isso é “um prejuízo para a cultura”.

Mas, as declarações do cantor na entrevista com Nuno Markl que mais irritaram os transmontanos foram aquelas em que se referiu ao povo da região como “pessoas medonhas, feias e desdentadas”, que “já devia ter evoluído”, e que “efetivamente não é Portugal”.

O autor de “Como o Macaco gosta de Banana” devia vir a Trás-os-Montes dia 11 de junho, à Festa da Cereja. Devia, porque entretanto o Município de Alfândega da Fé cancelou o concerto esta manhã. O cantor vai ser substituído por Galandum Galundaina e Roberto Leal, que, segundo se lê num comunicado da câmara alfandeguense, “vão dar voz ao orgulho transmontano”. Lê-se ainda que “não querendo alimentar mais polémicas, fomentar ódios ou comportamentos radicais, o Município entende não estarem reunidas as condições de segurança para a realização do referido espetáculo”, justificando assim o cancelamento. Fica, no entanto,  “o seu profundo desagrado e estupefação face aos comentários do cantor. O Município considera as referidas declarações lamentáveis e infelizes, fruto do preconceito e de ignorância sobre a história e as gentes de Trás-os-Montes.”

José Cid tentou retratar-se na sua página do Facebook, mas esta deixou de estar disponível. Esta manhã, deixou um pedido de desculpa, em direto, na RTP.  Entretanto, foi criada uma página no Facebook, intitulada “Todos Contra José Cid”, que já conta com perto de 8 mil “gostos”.

Também Nuno Markl pediu desculpa por ter rido durante a entrevista, que foi feita segundo o humorista há cerca de 6 anos, mas garante que nunca levou a sério “as bocas alucinantes” de José Cid. Hoje de manhã, na Rádio Comercial,  Nuno Markl falou do assunto na rubrica “O Homem que Mordeu o Cão”, com um episódio intitulado “Trás-os-Montes, I love you“.

Veja o vídeo aqui, que já ultrapassou as 500 mil visualizações:

 

13312898_10209059396737702_6639779691643887088_n (1)

Relacionados