Alterações na direção da administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, sim, mas não incluem Carlos Vaz.
Manuel Delgado, secretário de estado da saúde, admite, ainda que sem concretizar, que poderão mesmo ser necessárias mudanças para fazer cumprir a nova lei, que prevê, entre outras, a inclusão de um representante dos municípios, como já noticiado pela Onda Livre. Contudo o lugar do atual presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste vai manter-se.
“Nós estamos satisfeitos. Aliás, foi o Governo que nomeou o atual presidente do conselho de administração da ULS do Nordeste, e estamos completamente em sintonia com ele.
Quanto aos restantes cargos, podem haver alterações em função até das mudanças que necessariamente vamos ter que fazer. Incluir um membro da CIM envolve uma nova perspectiva do próprio conselho, e, portanto, serão feitas eventualmente alterações nos restantes membros. Mas, o presidente será o mesmo, Carlos Vaz, que tem feito um excelente trabalho e é de nossa total confiança.”
É que a gestão da saúde tem que passar pelo poder local, considera o secretário de estado da saúde, que assim comenta as alterações legislativas previstas, e já publicadas em decreto-lei, para as Unidades Locais de Saúde.
“Este Governo tem a consciência de que a gestão local das questão da saúde passa muito pelos municípios, pela responsabilização e pela partilha de responsabilidades com os autarcas.
A ideia que colocámos na legislação das ULS’s, no sentido de ter um representante da CIM em cada uma delas é uma ideia que vai ao encontro dessa estratégia. Isto é, a trajetória que estamos a seguir é que as Unidades Locais de Saúde, que compreendem todas as atividades de saúde clínica, deve merecer a integração, a tempo completo, em permanência, que represente a CIM, com assento na administração todos os dias, a todas as horas, que participe na gestão como qualquer outro vogal executivo.”
Manuel Delgado a admitir que poderá ser necessária uma restruturação para fazer cumprir a nova lei, estando assegurada, certamente, a continuidade de Carlos Vaz na direção da ULS Nordeste.
Escrito por ONDA LIVRE