As cebolas de Chacim, conhecidas pela mostra e venda numa das feiras mais antigas do concelho de Macedo, podem vir a receber certificação já em 2018.
A pretensão foi deixada por José Génio, presidente da Junta de Freguesia.
“A qualidade tem se mantido praticamente igual ao longo dos anos.
Vamos tentar certificar as cebolas de Chacim para que tenham mais saída. Esperamos que em 2018 já tenhamos esse reconhecimento.
O balanço da feira este ano foi positivo, correu bem. É uma feira tradicional que vem já de há muitos anos, a qualidade mantém-se e veio muita gente. “
Declarações este domingo durante a anual Feira das Cebolas de Chacim.
Os produtores falam de uma quebra de produção e cebolas de menor calibre, que são resultado de um ano quente e seco.
“O tamanho das cebolas este ano não é muito grande mas a qualidade está excelente.
A cebola tardia, se for armazenada em bons locais, no próximo ano por esta altura ainda há cebolas sem grelar e em boas condições.
Comparado com os outros anos está um pouco mais fraca mas a afluência de pessoas à feira está a ser boa e estamos a vender bem.
Trouxemos uma média de 200 cabos.
O tempo seco desde cedo este ano não ajudou. A quantidade dá para o gasto. Toda a gente diz que o cabo das cebolas está um pouco caro mas tem de ser pois os gastos com a mão-de-obra são elevados.
Vendemos a 5 euros o cabo, por norma baixamos até o final da feira, chegando a atingir cerca dos 3,5€.”
A tradicional Feira das Cebolas de Chacim a atrair, por mais um ano, pessoas à aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE