“Sunset: Fados com Maria”, é a proposta da Unidade Pastoral de Santo António para a próxima terça-feira, dia 14, que trará a imagem de Nossa Senhora de Fátima, de barco, até à praia da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo.
Uma forma de fazer também deste oásis transmontano um lugar de espiritualidade e reflexão, como refere Manuel Ribeiro, pároco responsável pela organização.
“Esta ideia já tinha sido pensada pelo conselho pastoral para fazer, de forma natural e espontânea, do Azibo um lugar visto como de evangelização e como uma plataforma de promoção, não só do território mas, sobretudo, da nossa própria identidade espiritual.
Escolhemos o dia 14 porque no dia seguinte se celebra a Nossa Senhora da Assunção e, como tal, o objetivo é fazer com que todos aqueles que visitam o Azibo percebam que não se fazem férias sem Deus.”
E será ao som de fado, que será feito este sunset, num final de tarde que terá vários momentos de reflexão.
“A Nossa Senhora de Fátima sairá da Igreja Matriz de Santa Combinha ate ao Cais do Azibo. Depois, será transportada de barco pelos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros até à praia da Fraga da Pegada. À chegada, a imagem de Nossa Senhora será retirada e colocada num lugar de destaque. Ao lado, haverá um pequeno palco onde, ao pôr do sol, a fadista Ana Rita Prada vai interpretar alguns fados.
Toda esta envolvente pretende que entremos na missão de espiritualidade e encontro com o coração. Será depois entregue uma vela e um lenço a cada um dos presentes para que, assim, possam fazer um coração humano à volta de Nossa Senhora. No centro desse coração vão estar as crianças em forma de cruz, de onde vão lançar ao ar balões com luzes led quando a Nossa Senhora regressar à igreja.
No final deste encontro, haverá um momento de confraternização com um pequeno lanche para os presentess.”
Todos estão convidados a participar nesta iniciativa, pioneira no concelho macedense.
“Este evento é gratuito, contamos com mais de mil pessoas e estou convencido que todos aquelea que estiverem na orla na praia se juntarão a nós. Mas o que realmente importa não é o número de pessoas e sim a vivência entre os presentes.
Será um momento histórico que tem tido um feedback positivo.”
O evento acontece dia 14 de agosto, pelas 19h00, na praia da pegada, na albufeira do Azibo, Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE