Esta terça-feira está previsto um dia com temperaturas muito elevadas, que podem ser prejudiciais para a saúde. Nesse sentido o Agrupamento de centros de saúde Marão Douro Norte, lembra algumas das medidas a ter em conta neste dia em que o alerta é amarelo para toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Solange Azevedo, do ACES Marão Douro Norte, refere que toda a população deverá ter o máximo de cuidado, mas lembra que há grupos de risco:
“Os efeitos sentem-se em toda a população, mas é preciso tomar atenção aos grupos mais vulneráveis: crianças, idosos, portadores de doenças crónicas e pessoas que desenvolvem atividades no exterior, estando expostas ao sol e ao calor.
As altas temperaturas podem levar, devido ao calor, a esgotamentos, calor, cãibras, queimaduras solares e ao agravamento das condições do estado de saúde da população.”
Por esse motivo é necessário ter em conta uma serie de medidas que podem atenuar os efeitos das altas temperaturas:
“Existem medidas gerais de prevenção, que cada um de nós, pode e deve tomar. A hidratação é muito importante, devem beber-se muitos líquidos, sem açúcar, mesmo sem sede; é importante permanecer em ambientes frescos e ser evitada a exposição solar entre as 11h00 e as 17h00, e nunca esquecer o uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas; as viagens longas devem ser feitas nas horas de menor calor.”
Em todo o caso, os técnicos de saúde estão sempre disponíveis para o ajudar nos centros de saúde:
“As pessoas podem, e devem, recorrer aos Centros de Saúde. Para além disso, podem consultar o site da Direção Geral de Saúde e contactar a Linha de Saúde SNS 24, pelo 808 24 24 24, ou, em situação de emergência, ligar para o 112.”
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê uma subida gradual da temperatura e um elevado índice de Raios Utra Violeta em todo o continente, por esse motivo aconselha a população a manter-se informada, hidratada e fresca.
INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)