Numa altura em que a oferta de arrendamento para estudantes do Instituto Politécnico de Bragança começa a ser insuficiente na capital de distrito, a procura está a alargar-se a outros territórios, e Macedo de Cavaleiros é um deles.
Benjamim Rodrigues, autarca local, adianta que estão a ser tomadas providências para que a cidade possa ser o lar de cerca de cinquenta desses estudantes.
“Neste momento estamos a criar uma rede coordenada, que juntamente com as imobiliárias e com os proprietários, pretende disponibilizar arrendamento a grupos de estudantes.
O total inicialmente de interessados em alugar casa em Macedo, andava na ordem dos oitenta, porém, cerca de vinte desses alunos acabaram por conseguir casa em Bragança. Mesmo assim, continuamos a procurar alojamento para um número de pessoas que acredito que poderá chegar aos cinquenta.”
Ainda nesse sentido, foi assinado um protocolo entre a autarquia e o Instituto Politécnico para disponibilizar um autocarro que prevê fazer o transporte gratuito desses alunos entre as duas cidades:
“Há um protocolo com o qual nos disponibilizamos a fazer o transporte de alunos que residam em Macedo e estudem em Bragança, para que dessa forma consigamos manter movimento entre as duas cidades, mantendo também alguma atividade que se vai reflectir a todos os níveis, seja económico, cultural e desportivo.
Será muito bom para a cidade.”
Este transporte ainda não está ativo e depende também do número de alunos que o requisitem. Se vier a funcionar, o previsto são duas viagens diárias, uma ao início e outra ao final do dia.
Foto: Filme Aereo
Escrito por ONDA LIVRE