A partir de dezembro, as feiras municipais de Macedo de Cavaleiros voltam a realizar-se nos dias 6, 18 e 29 de cada mês.
Cerca de meio ano depois de ter ficado decidido que as feiras passariam a acontecer apenas dois dias por mês, às quartas-feiras da 2ª e da 4ª semana, os feirantes foram ontem novamente a votos e a maioria optou por regressar ao modelo anterior.
E eles explicam porquê:
“O retorno aos três dias de feira nas datas antigas vai ser melhor para Macedo.
Desde que se alterara sinto que há menos gente nas feiras, e acredito que agora voltemos a ter afluência até porque assim os mais idosos já não se vão confundir.”
“Estava muito confuso para as pessoas de idade, e acredito que assim vai ser melhor para se entenderem.”
“Eu acho que assim vai melhorar e achei bem voltar às datas anteriores.
As pessoas de mais idade e das aldeias preferem a feira nestes dias. Eu sempre defendi estas datas.
Embora a primeira mudança tenha acontecido porque havia falta de gente, não acredito que o retorno às datas antigas vá pior o que estava atualmente porque eu cheguei a ter clientes que me ligavam para casa para saber quando era a feira. Assim, já não há confusão.”
Também a opinião de alguns comerciantes foi ouvida.
Dos 95 inquiridos, cerca de 70% revelaram não estar a favor das alterações que estavam em vigor, tendo a maioria respondido que o ideal seria que houvesse uma feira por semana.
Durante uma sessão de esclarecimento promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo, os comerciantes deixaram algumas sugestões para melhorar a dinâmica das feiras, como cita Rui Fernandes, presidente:
“Algumas sugestões apontadas pelos comerciantes foram, por exemplo, serem confecionados pratos nomeados para dias de feira nos restaurantes, que pudessem ajudar à captação de gente, como as nossas famosas casulas, um bom rancho ou uma boa feijoada.
Outra solução seria identificar o espaço de feira no dia anterior e no próprio dia, com um colorido diferente ou até mesmo um pórtico com uma tela a avisar o dia em que se realiza a feira.
Falou-se ainda que poderia ser interessante introduzir animação no espaço de feira. E foi ainda sugestão que as pessoas que comprassem na feira pudessem ganhar vouchers que pudessem depois ser usados no comercio tradicional.”
Apesar de se retornar a um calendário que no início do ano foi motivo de contestação pela falta de gente que se verificava nas feiras, Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo, adianta que terão de ser estudadas outras formas para as dinamizar:
“Acredito que com o retorno às datas antigas haja mais gente a vir à feira pois entendeu-se que muitas pessoas deixaram de vir por confusão dos dias.
Tudo tem a ver com vários fatores e foram hoje aqui sugeridas algumas alternativas, como, por exemplo, a dinamização da feira, nova colocação dos feirantes, juntar os vendedores de plantas e de fruta com os outros comerciantes, potenciando assim localizações mais centralizadas. Foram sugestões que acho que beneficiariam a todos.
Outra delas é a facilitação nos transportes, o que está já em vista.”
O retorno das três feiras mensais de Macedo de Cavaleiros nos dias 6, 18 e 29 entram em vigor a partir de dezembro e sempre que a feira calhar ao sábado, manter-se-á esse dia, ao contrário do que acontecia anteriormente, em que se isso se verificasse, passava para a sexta-feira.
Outras das decisões tomadas nesta reunião foi a criação de uma Comissão Instaladora das Feiras, que vai contar com três representantes dos feirantes, um representante da Associação Comercial e outro da autarquia.
Escrito por ONDA LIVRE